Frear ou desviar? A Fig. 6-44 mostra uma vista superior de um carro que se aproxima de um muro. Suponha que o motorista começa a frear quando a distância entre o carro e o muro é , que a massa do carro é , que a velocidade inicial é e que o coeficiente de atrito estático é . Suponha também que o peso do carro está distribuído igualmente pelas quatro rodas, mesmo durante a frenagem. (a) Qual é o valor mínimo do módulo do atrito estático ( entre os pneus e o piso) para que o carro pare antes de se chocar com o muro? (b) Qual é o valor máximo possível do atrito estático ? (c) Se o coeficiente de atrito cinético entre os pneus (com as rodas bloqueadas) e o piso é , com que velocidade o carro se choca com o muro? O motorista também pode tentar se desviar do muro, como mostra a figura. (d) Qual é o módulo da força de atrito necessária para fazer o carro descrever uma trajetória circular de raio d e velocidade ?(e) A força calculada no item (d) é menor que , o que evitaria o choque?
Passo 1
Então galera , como o movimento é uniformemente variado sabemos que a velocidade do carro é dada por . Fazendo , e , obtemos como a aceleração mínima necessária para que o carro pare a tempo. Assim, a força de atrito mínima necessária para que o carro pare a tempo é :
De boa até aqui , pessoal? Bora continuar que ainda não acabou!
Passo 2
Nós sabemos que o valor máximo possível do atrito estático é dado por :
Passo 3
Bom pessoal , se , e a aceleração é . Podemos achar a velocidade com a qual o carro se choca com o muro através da relação :
Passo 4
Podemos achar a força necessária para que o carro descreva a trajetória circular que evitaria o choque através da relação :
Passo 5
Então pessoal , como , a manobra não é possível
Tranquilo galera?? Bora resolver mais questões então!!!!!!
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)