Galileu escreveu o seguinte em seu “Diálogo sobre os Dois Principais Sistemas do Mundo”: “Feche-se .... na cabine principal sob o deque de algum grande navio, e ... pendure uma garrafa que se esvazia gota a gota em um vaso largo logo abaixo dela. Quando isso estiver cuidadosamente preparado ... faça o navio seguir com qualquer rapidez que quiser, desde que o movimento seja uniforme e não flutue de um jeito ou de outro ... As gotas vão cair como antes para dentro do vaso logo abaixo sem se inclinar na direção da popa, apesar de o navio continuar andando enquanto as gotas estão no ar.” Explique essa citação.
Passo 1
Conforme o navio anda para frente, você, a garrafa e a água dentro dela também se movem com a mesma velocidade.
Isso quer dizer que, embora todo esses sistema esteja parado em relação ao navio, todos estão em movimento em relação ao solo.
Por isso seria errado imaginar que a gota cairia fora do vaso quando o navio se movesse: ela e o vaso estão se movendo na horizontal com a mesma velocidade, que foi dada pelo movimento do navio.
Resposta
Os corpos no interior do navio têm a mesma velocidade horizontal que ele. No seu interior, você vê tudo como se o navio estivesse parado.