Enunciado
Física - Fundamentos de Física - Mecânica Volume 1 - 8ª Edição - David Halliday, Jearl Walker e Robert Resnick- Ed: 8º - Capítulo 4.7 - Ex. 59
Quando uma grande estrela se torna uma supernova, o núcleo da estrela pode ser tão comprimido que ela se transforma em uma estrela de nêutrons, com um raio de cerca de . Se uma estrela de nêutrons completa uma revolução a cada segundo, (a) qual é o módulo da velocidade de uma partícula situada no equador da estrela e (b) qual é o módulo da aceleração centrípeta da partícula? (c) Se a estrela de nêutrons gira mais depressa, as respostas dos itens (a) e (b) aumentam, diminuem ou permanecem as mesmas?
Passo 1
Belezera galerinha, a velocidade nós podemos calcular da forma como já estamos acostumados:
Passo 2
Já a aceleração centrípeta, por sua vez, pode ser obtida através da relação:
Sendo assim:
Passo 3
Agora na letra (c), se caso a estrela de nêutrons girasse mais rápido, o perido dessa estrela diminuiria. Dessa maneira, como a velocidade é relacionado com o período como:
Ou seja, a velocidade é inversamente proporcional ao período , de maneira que quando diminui, aumenta. E em decorrência disso, temos que a aceleração é dada por:
Ou seja, ela é multiplicada pelo fator , então quanto maior , maior a aceleração . E como vimos que está aumentando, então também está aumentando.
De boa , galera??? Bora resolver mais questões então!!!!
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)