Um homem de desce de uma altura de em relação solo pendurado em uma corda que passa por uma roldana sem atrito e está presa na outra extremidade a um saco de areia de . Com que velocidade o homem atinge o solo se partiu do repouso?
Passo 1
Show de bolinhas galera, esse é um problema corriqueiro de aplicação da segunda lei de Newton. Ele envolve uma roldada ideal e dois corpos, sendo um o homem e o outro um saco de areia.
Para resolver esta questão precisamos lembrar que como um corpo está ligado ao outro, o movimento de um vai estar relacionado com o movimento do outro e, portanto, ambos terão a mesma aceleração. Além disso, como a polia é ideal, o módulo da tração da corda sobre o homem será igual a tração da corda sobre o saco, apenas com sentidos trocados.
Este problema nos deu a massa do homem e a massa do saco ( e ), a altura que o homem está do solo () e, a partir desses dados, pede a velocidade que o homem atinge o solo, tendo em vista que ele inicia seu movimento com velocidade nula.
Passo 2
Inicialmente vamos escrever a segunda lei de Newton para a componente do saco:
Isolando a tração :
Passo 3
Agora, vamos fazer de maneira análoga, porém para o homem:
Onde o sinal negativo indica o sentido contrário ao movimento do saco, o que faz sentido, afinal enquanto um desce, o outro sobe.
Isolando o :
Passo 4
Com as duas equações em mãos, podemos igualar as equações para determinar a aceleração, de forma que:
Isolando o e substituindo os valores conhecidos:
Logo:
Passo 5
Com o valor da aceleração, podemos aplicar a famosa equação de Torricelli para determinar a velocidade que ele atinge o solo, tendo em vista que sabemos o deslocamento, a velocidade inicial e a aceleração. Então:
Logo: