Em jogos de hóquei, os discos são guardados no congelador, antes do jogo, para serem mais facilmente manejados. (a) Explique por que discos à temperatura ambiente seriam mais difíceis de manejar com a extremidade de um taco do que os congelados. (Dica: Discos de hóquei são feitos de borracha.) (b) Um disco à temperatura ambiente repica quando largado sobre uma superfície de madeira de uma altura de . Se um disco congelado tem apenas a metade do coeficiente de restituição de outro à temperatura ambiente, calcule até que altura um disco congelado repicaria sob as mesmas condições.
Passo 1
Aqui é uma questão que vai envolver conceitos. Temos que pensar no que acontece com a borracha do disco quando ela é esfriada, e por que isso é melhor para o jogo de hóquei. Depois, vamos relacionar as alturas de queda e de subida e o coeficiente de restituição para determinar a nova altura de subida.
Passo 2
- A borracha é um material polimérico que fica mais duro quando é esfriado. Por isso, ao congelar o disco, garantimos que ele vai quicar menos, que é o desejado em um jogo de hóquei. Aaaah, faz sentido!!!
- Vamos calcular a velocidade que o disco tinha quando chegou ao chão. Antes ele tinha energia potencial gravitacional que se tornou cinética.
Passo 3
Depois de quicar, o disco adquire velocidade para cima, que vai se tornar energia potencial.
Substituindo no coeficiente de restituição:
Substituindo os valores de altura que ele deu:
Passo 3
O coeficiente de restituição do disco congelado é metade do disco em temperatura ambiente:
Um disco frio solto de uma altura de 100cm vai subir então...