Enunciado
Física - Física para Cientistas e Engenheiros - Mecânica, Oscilações e Ondas, Termodinâmica: Volume 1 - 6ª Edição - Mosca, Tripler- Ed: 6º - Capítulo 8.1 - Ex. 75
Um projétil de é disparado com uma rapidez inicial de a um ângulo de com a horizontal. No topo de sua trajetória, o projetil explode e se divide em dois fragmentos, de masses e . Decorridos da explosão, o fragmento de chega ao chão diretamente abaixo do ponto da explosão. (a) Determine a velocidade do fragmento de imediatamente após a explosão. (b) Determine a distância entre o ponto do lançamento do projétil e o ponto no qual o fragmento de atinge o chão. (c) Determine a energia liberada na explosão.
Passo 1
Nessa questão a gente tem um projétil sendo lançado. Lá em cima, no ponto mais alto, ele explode em dois fragmentos. A gente quer determinar algumas coisas relacionadas a essa explosão, tipo como vão se comportar os dois fragmentos depois de se separarem. Vamos ver o que dá pra fazer!
Passo 2
- Primeira coisa que a gente tem que pensar é em montar uma equação de quantidade de movimento. Vamos pensar em alguns detalhes antes: o enunciado fala que o projétil explodiu no ponto mais alto de sua trajetória. A gente sabe lá do capitulo de lançamentos que no ponto mais alto, a velocidade é só horizontal, e é calculada por . Como um dos fragmentos caiu diretamente para baixo, fica claro que vamos ter que trabalhar com a quantidade de movimento em duas direções. Vou chamar de o bloco de e de o bloco de .
- A velocidade horizontal viajada pelo fragmento de 1kg vai ser:
- A energia liberada na explosão é dada por:
Concorda comigo que o fragmento só tem velocidade vertical? Ou seja, , isso porque ele cai no ponto exatamente abaixo do ponto de explosão. Como ele vai pra baixo, a velocidade em vai ser negativa.
Logo , e .
Passo 3
Vamos lembrar de outra fórmula lá do capítulo de lançamentos, aquela que fala da altura máxima alcançada em um lançamento oblíquo.
Sabendo a altura em que ocorre a explosão, podemos olhar para a queda do fragmento.
Já temos todos os dados! e , do enunciado.
Como obtivemos lá em cima:
Passo 4
Como já sabemos lá dos lançamentos:
Logo,
Passo 5
Calculando a energia cinética final:
A energia cinética no momento anterior à explosão é:
Logo,
Resposta
a)
b)
c)