Uma lata de refrigerante de é lançada verticalmente para baixo de uma altura de , com uma velocidade inicial de . O arrasto do ar sobre a lata é desprezível. Qual é a energia cinética da lata (a) quando chega ao solo no final da queda e (b) quando se encontra a meio caminho do solo? Qual é (c) a energia cinética da lata e (d) a energia potencial gravitacional do sistema lata Terra antes de a lata chegar ao solo? Tome o ponto de referência como o solo.
Passo 1
- Então galera , aqui vamos aplicar a lei de conservação da energia mecânica. Analisando o problema temos a energia cinética da lata ao chegar ao solo é a soma da energia cinética inicial com a energia potencial inicial:
- Bom pessoal, nós temos que quando a lata se encontra na metade do caminho, ela estará a do solo. A energia cinética pode ser obtida pela fórmula :
- Bom galera , a boa para resolvermos os próximos itens é imaginar que a lata está sendo lançada do solo, no instante , com uma velocidade de e calcular a altura e a velocidade da lata no instante . Utilizando as equações do movimento uniformemente variado temos que :
- A energia potencial gravitacional , por sua vez , pode ser calculada através da fórmula :
Substitindo os dados do enunciado,
Reparem que temos a seguinte relação para energia cinética:
Dessa forma , notamos que a velocidade da lata ao chegar ao solo é :
Passo 2
De boa até aqui? Bora continuar que ainda não acabou!
Passo 3
Além disso , nós sabemos que :
Sendo assim , podemos calcular a energia cinética nesse instante através da relação :
Passo 4
Substituindo os valores que jáconhecemos , temos que :
Resposta
Tranquilo galera??? Bora resolver mais questões então