Para ondas transversais em uma corda, a velocidade da onda é igual à velocidade de qualquer parte da corda? Explique a diferença entre essas duas velocidades. Qual delas é constante?
Passo 1
Oii pessoal, show de bola??
“A loucura é como a gravidade, só precisa de um empurrãozinhooo...”
Bora empurrar e macetar essa questãozinha comigo agora
Para resolver este problema, vamos colocar em prática nosso conhecimento sobre ondas mecânicas, em especial sobre ondas transversais.
Suponha que haja um ponto P sobre uma onda genérica.
O ponto P descrevo o chamado Movimento Harmônico Simples (MHS) Como uma onda não transporta matéria, e sim energia, o ponto P fica "subindo e descendo", estando em um momento na posição de uma crista e noutro na posição de vale.
São nesses pontos de máximo e mínimo onde ocorre a inversão de sentido de movimento e sempre que isso ocorre a velocidade é zero, portanto esta velocidade não é constante.
Passo 2
Portanto, há uma diferenciação entre o movimento de uma onda transversal ao longo da corda com o movimento de uma partícula da corda.
A onda se desloca com uma velocidade constante v ao longo da corda, enquanto o movimento da partícula é um MHS transversal perpendicular ao comprimento da corda.
“Faça seus medos terem medo de você”
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)