Enunciado
Física - Tipler - Vol 2- Ed: 6º - Capítulo 33.1 - Ex. 71
O mercúrio tem vários isótopos estáveis, dentre os quais estão o e o . O intenso espectro de linhas do mercúrio em aproximadamente é uma composição de linhas espectrais dos vários isótopos do mercúrio. Os comprimentos de onda da linha para o e para o são e , respectivamente. Qual deve ser o poder de resolução de uma rede capaz de resolver as duas linhas dos isótopos na terceira ordem do espectro? Se a rede é iluminada em uma região de de largura, qual deve ser o número de linhas por centímetro da rede?
Passo 1
FALA GALERA, bom dia/boa tarde/boa noite/boa madrugada, como vocês estão? Espero que bem, vamos detonar essa questão? Simbora! Podemos usar a expressão para o poder de resolução de uma rede para encontrar o poder de resolução capaz de resolver essas duas linhas de isótopos em um espectro de terceira ordem. Por conta do número total de fendas de uma rede estar relacionado com a largura de uma região iluminada e o número de linhas por centímetro da rede e o poder de resolução da rede, podemos usar essa relação para encontrar o número de linhas por centímetro da rede. DITO ISTO, vambora pra questão!
Passo 2
Primeiramente, vamos expressar o poder de resolução de uma rede de difração:
(1)
Substituindo as variáveis por valores numéricos e calculando , temos:
Agora, vamos expressar (o número de linhas por centímetro), em termos do número total de fendas da grade e a largura da grade:
Da equação (1), temos que:
Sabendo que :
Basta substituir as variáveis pelos valores numéricos e calcular :
PRONTINHO, vimpopopo, resolução feita, até a próxima! Agora vou comer, pois estou com uma fome dos infernos! Flwww