Enunciado
Física - Tipler - Vol 2- Ed: 6º - Capítulo 33.1 - Ex. 69
Luz de sódio com comprimento de onda igual a incide normalmente em uma rede de difração quadrada de com linhas por centímetro. O padrão de difração de Fraunhofer é projetado em um anteparo a uma distância de da rede por uma lente com de distância focal colocada imediatamente em frente à rede. Determine (a) as distâncias entre os máximos de intensidade de primeira e segunda ordem do máximo central, (b) a largura do máximo central e (c) a resolução na primeira ordem. (Considere que a rede inteira esteja iluminada.)
Passo 1
Salve salve, cola comigo, vamos juntos, como c tá? Espero que bem! VAMOS PARA MAIS UMA QUESTÃO NA MANHÃ/NOITE/MADRU de hoje. Vamos conversar! A distância do anteparo para a franja brilhante de ordem pode ser encontrada usando (onde é a separação da fenda e ) e a geometria da grade e do anteparo de projeção. Podemos usar para encontrar a largura do máximo central e , onde é o número de fendas na grade, para encontrar o poder de resolução na primeira ordem. Resumindo, essas serão as equações que utilizaremos:
(1)
(2)
(3)
Agora podemos continuar a resolução, sigam-me os bons!
Passo 2
Para a parte (a), usaremos a equação (1), através dela sabemos que o ângulo no qual a máxima ocorre está relacionado com a separação da fenda , o comprimento de onda da luz incidente , e um número de ordem ; Contudo, também está relacionado à distância do anteparo e as posições dos máximos de intensidade :
Substituindo na equação (1), temos:
Substituindo as variáveis por valores numéricos, temos:
Calculando a expressão para e , temos:
e
Com isso, agora vamos para a parte (b).
Passo 3
Na parte (b) aplicaremos os a equação (2), onde é a largura do máximo central:
Substituindo as variáveis por valores numéricos e calculando :
Agora, parte (c)!
Passo 4
Na parte (c), usaremos a equação (3):
PRONTINHO, fizemos todas! Obrigado, até a próxima, fica bem!
Resposta
a) e
b)
c)