O motorista de um carro que trafega a 95 km/h trava os freios e o carro derrapa até a parada total. O que aconteceu com a energia cinética do carro no instante imediatamente anterior à parada completa?

Passo 1

No que um carro está andando a uma determinada velocidade e os freios são acionados bruscamente, o carro começa uma frenagem igualmente brusca e tem a tendência de derrapar.

O que vai ocasionar a derrapagem, mais especificamente, vai ser o atrito dos pneus com a superfície sobre a qual o carro está andando (asfalto, cimento, etc.).

Se o carro tinha velocidade, ele tinha energia cinética, a energia do movimento, certo?

Como o carro vai parando com a frenagem e a derrapagem, essa energia vai sendo perdida. Porém, ela não simplesmente se perde: ela se trasnforma em outro tipo de energia. A seguinte equação explica isso:

W F a t = - ∆ E t e r m

Onde W F a t é o trabalho que a força de atrito do solo exerce nos pneus e ∆ E t e r m é a variação da energia térmica nos pneus.

Passo 2

Em Física, por definição, um trabalho que é realizado no sentido oposto a um objeto em movimento em um determinado sentido é um trabalho negativo.

A força de atrito, em uma derrapagem, é uma força que se opõe ao movimento do carro, fazendo ele frear até parar. Assim, o trabalho que ela exerce vai ser negativo.

Se W F a t for negativo, consequentemente ∆ E t e r m vai ficar positivo. E isso implica que toda a energia cinética que o carro tinha antes de parar totalmente vai se tornando energia térmica, sedo liberada na forma de calor.

Por isso os pneus esquentam tanto em uma derrapagem!

Resposta

A energia cinética torna-se energia térmica.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Um carro de modelo antigo acelera de 0 a uma velocidade v em um intervalo de tempo de ∆t. Um esportivo mais novo, com maior potência, acelera de 0 a 2v no mesmo período de tempo. Supondo que a energia
A energia é normalmente medida em calorias e em joules. Em nutrição, uma Caloria é uma quilocaloria, definida como 1 kcal = 4 186 J. Metabolizar 1 g de gordura pode liberar 9,00 kcal. Um estudante dec
Faça uma estimativa de ordem de grandeza da potência desenvolvida quando você sobe uma escada. Em sua solução, indique as quantidades físicas que mede e os valores que mede ou estima para essas quanti
Conforme um motorista pisa no acelerador, um carro de massa 1160k g acelera do repouso. Durante os primeiros segundos do movimento, a aceleração do carro aumenta com o tempo de acordo com a expressão
Uma turbina de vento em um parque eólico gira em resposta a uma força de resistência do ar de alta velocidade, R= 1 2D ρ A v 2 . A potência disponível é P=R v= 1 2D ρ π r 2 v 3 , em que v é a velocida