Em seu Mustang, José contorna uma curva e atinge uma estrada retilínea no campo enquanto se desloca a 20 m/s e avista um trator que espalha adubo bloqueando completamente a pista a uma distância de 37 m à sua frente. Surpreso, ele pisa no freio depois de 0,80 s de tempo de reação, conseguindo parar bem próximo do trator. Considerando o mesmo tempo de reação e a mesma aceleração, se ele estivesse a 25,0 m/s em vez de 20 m/s, a) qual seria sua velocidade ao colidir com o trator? b) quanto tempo" de vida ele teria desde o momento em que viu o trator até o instante da colisão?
Passo 1
Oie, galerinha! Tudo joia?
Para resolver essa questão, primeiro temos que calcular o valor da aceleração na primeira situação que o enuncia fala. Calculado esse valor teremos que usá-lo para encontrar a velocidade final da segunda situação e posteriormente utilizaremos esses valores da velocidade final e aceleração para calcular o tempo.
Vamos lá!
Passo 2
Precisamos utilizar um equação de movimento que não envolve o tempo de percurso, pois não sabemos seu valor. Então, usaremos Torricelli. Assim:
Bom, calculamos a aceleração da primeira situação. Perceba que o sinal condiz com a característica física do movimento, indicando que nosso automóvel está desacelerando. Isto é, à medida que o tempo passa sua velocidade vai diminuindo. Vamos guardar esse valor para utilizar nas contas do segundo cenário.
Na segunda situação, iremos usar a mesma lógica sendo que agora temos que achar a velocidade final.
Passo 3
Na segunda situação, iremos usar a mesma lógica sendo que agora temos que achar a velocidade final.
Utilizando a equação de Torricelli, temos:
Pronto, achamos o valor da velocidade ao colidir com o trator.
Partiu letra B!