O gráfico da Figura 2.28 mostra a velocidade da motocicleta de um policial em função do tempo. a) Calcule a aceleração instantânea para t=3s, t=7s e t=11s.
b)Qual foi o deslocamento do policial nos 5 s iniciais? E nos 9 s iniciais? E nos 13 s iniciais?
Passo 1
Oie, galerinha! Tudo joia?
Perceba que temos três movimentos diferentes ao longo do percurso. Esses movimentos são indicados pelo comportamento diferente das restas.
- 0 s à 5 s - Movimento uniforme, pois o valor da velocidade mantem-se constante
- 5 s à 9 s - Movimento Uniformemente Variado acelerado, pois há variação da velocidade e por consequência temos aceleração e a velocidade aumenta com o tempo por isso é acelerado.
- 9 s à 13 s - Movimento Uniformemente Variado retardado, pois há variação da velocidade e por consequência temos aceleração. E como a velocidade diminui com o tempo é um M.U.V retardado.
Vamos lá!
Passo 2
Para realizar a letra A precisamos calcular a aceleração instantânea para t=3s, t=7s e t=11s.
Em t = 3s sabemos que o movimento é uniforme, ou seja, a velocidade é constante. Portanto não temos aceleração nesse momento.
Em t = 7s temos a presença do segundo movimento o M.U.V acelerado, para descobrir sua aceleração podemos calculá-la pela própria fórmula.
A velocidade inicial e final podem ser aferidas no gráfico, possui um valor de 20 m/s e 45 m/s respectivamente, e os valores do tempo inicial e final também.
Em t = 11 s temos a presença do terceiro movimento o M.U.V retardado, para descobrir sua aceleração vamos calculá-la pela própria fórmula.
Todas as informações necessárias conseguem ser inferidas olhando o gráfico. Assim, percebemos que a velocidade final é nula, e a velocidade inicial é 45 m/s. Como o movimento é retardado, sabemos que os valores estão corretos, pois a reta formada pela equação que rege o movimento é decrescente, a velocidade final é menor que a velocidade inicial.
O sinal negativo confirma a natureza retardada do movimento.