Uma partícula de carga Q é mantida fixa na origem de um sistema de coordenadas xy. No instante t   =   0 , uma partícula ( m   =   0 , 800   g , q   =   + 4,00   μ C ) está situada no eixo x , no ponto x   = 20,0   c m , e se move com uma velocidade de 50,0   m / s no sentido positivo do eixo y. Para que valor de Q a partícula executa um movimento circular uniforme? (Despreze o efeito da força gravitacional sobre a partícula.)

Passo 1

Nessa questão, ajuda bastante se tentarmos imaginar o que acontece através de um desenho. O que deve acontecer para que a partícula de carga q mostrada na cor verde execute um movimento circular e uniforme?

Para isso, você deve lembrar que em um movimento circular uniforme existe uma resultante de forças que é central e responsável pela mudança de direção e sentido do vetor velocidade. Essa resultante é a tal da resultante centrípeta.

Nesse caso, a nossa força centrípeta deve ser a força eletrostática entre as cargas. Essa força deve ser de caráter atrativo, pois, assim, é possível que a carga em verde faça um movimento circular em torno da carga vermelha.

Passo 2

Então, com base nisso, a gente tem a seguinte relação (sendo Q   negativa, pois as cargas se atraem):

F c e n t r i p e t a = m v ² R = K Q | q | R 2

Isolando | Q | :

Q =   R × m × v 2 K × q

Sendo m , v , R e | q | valores dados no enunciado e K a constante eletrostática igual a 8,99 × 10 9 N ⋅ m ² / C ² , aproximadamente.

Substituindo esses valores nessa expressão, a gente tem o resultado procurado:

Q =   1,11 × 10 - 5 C

Q =   - 1,11 × 10 - 5 C

Ou seja, se Q =   - 1,11 × 10 - 5 C , a carga verde irá percorrer um movimento circular e uniforme, sendo a força centrípeta igual a força eletrostática de atração entre ela e a carga vermelha:

Resposta

- 1,11 × 10 - 5 C

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Sabemos que a carga negativa do elétron e a carga positiva do próton têm o mesmo valor absoluto. Suponha, porém, que houvesse uma diferença de 0,00010 % entre as duas cargas. Nesse caso, qual seria a
Na Fig. 21-39, quatro partículas são mantidas fixas no eixo x , separadas por uma distância d = 2,00c m . As cargas das partículas são q 1 = + 2 e , q 2 = - e , q 3 = + e e q 4 = + 4 e , onde e = 1,60
Uma partícula de carga Q é mantida fixa na origem de um sistema de coordenadas x y . No instante t = 0 , uma partícula ( m = 0,800g , q = + 4,00 μ C ) está situada no eixo x , no ponto x = 20,0c m , e
Três partículas carregadas formam um triângulo: a partícula 1 , com uma carga Q 1 = 80,0 n C , está no ponto ( 0 ; 3,00m m ) ; a partícula 2, com uma carga Q 2 , está no ponto ( 0 ; - 3,00m m ) e a pa
Uma carga de 6,0 μ C é dividida em duas partes, que são mantidas a uma distância de 3,00 mm. Qual é o maior valor possível da força eletrostática entre as duas partes?