Uma partícula se move em um plano vertical ao longo da trajetória fechada vista na FIGURA Q11.6, partindo de A e retornando ao ponto de partida. Quanto trabalho é realizado sobre a partícula pela gravidade? Explique.

Passo 1

Você pode imaginar essa partícula como uma formiga caminhando em uma parede, por exemplo, totalmente vertical. Facilita a visualização.

E enquanto uma partícula se movimenta em uma superfície vertical, sem apoio “por baixo”, ela vai estar sujeita a todo tempo à força gravitacional.

Passo 2

Como correlacionamos trabalho e força? Pela seguinte equação:

w = ∫ A B F ∙ d s

Onde w é o trabalho exercido pela força, F é a força que atua e d S é o infinitésimo do deslocamento do corpo.

Se pudermos considerar que a força é constante, que é razoável pro caso da força gravitacional, podemos pôr o F pra fora da integral e teremos o seguinte:

w = F ∫ A B d s

Passo 3

Agora, como é o caso da partícula, se os limites de integração forem iguais, de A pra A , teríamos que a integral valeria zero.

Valendo zero, por consequência, o trabalho w também vai valer zero.

Em geral, qualquer deslocamento que ocorre a partir de um ponto A , que retorne ao mesmo ponto A , vai estar atrelado a um tabalho nulo.

Resposta

Nenhum trabalho é realizado. w = 0

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Um bloco é lançado para cima em uma rampa sem atrito, ao longo de um eixo x que aponta para cima . A Fig. 7-30 mostra a energia cinética do bloco em função da posição x ; a escala vertical do gráfico
Na Fig. 7-32, uma força horizontal F de módulo 20,0   N é aplicada a um livro de psicologia de 3,00   k g   enquanto o livro escorrega por uma distância d   =   0,500   m ao longo de uma rampa de incl
Na Fig. 7-33, um pedaço de queijo de 0,250k g repousa no chão de um elevador de 900k g que é puxado para cima por um cabo, primeiro por uma distância d 1=2,40 m e depois por uma distância d 2=10,5m .
Uma bola de aniversário cheia d'água, com uma massa de 1,50k g , é lançada verticalmente para cima com uma velocidade inicial de 3,00m / s . (a) Qual é a energia cinética da bola no momento em que é l
Uma bola de neve de 1,50k g é lançada de um penhasco de 12,5m de altura. A velocidade inicial da bola de neve é 14,0m / s , 41,0 ° acima da horizontal. (a) Qual é o trabalho realizado sobre a bola de