Uma peça de ferro que contém um certo número de cavidades pesa no ar e na água. Qual é o volume total das cavidades? A massa específica do ferro é .
Passo 1
Fala galerinha do RespondeAí, tudo belezinha?
Pra gente resolver essa questão aqui vamos precisar observar que a soma dos volumes de todas as cavidades é obtida a partir da diferença entre o volume total que a peça ocupa no espaço e o volume de ferro que a constitui. Assim, temos:
Passo 2
Agora, note que o volume de ferro que constitui a peça é obtido a partir da massa específica do material, ou seja, . Além disso, o enunciado nos deu que quando a peça está submersa na água, ela pesa .
Então, da força resultante entre o empuxo e o peso, temos que (considerando que a peça está totalmente submersa na água):
Logo:
Os são justamente o peso aparente da peça na água, isso é, a diferença entre o peso original e o empuxo, sendo assim, vamos obter que:
Então substituindo na nossa equação da força resultante:
Onde e é o “Peso real” da peça.
Isolando :
Mas qual o peso original da peça? Como o enunciado nos forneceu o peso dela no ar, esse é o valor original do peso dela. Isso porque, no ar, podemos desconsiderar o empuxo devido a densidade baixa do ar. Logo:
Passo 3
Substituindo o volume da peça, , da expressão anterior e também o volume do ferro, , na equação :
Temos:
Substituindo os valores:
Fazendo as continhas, vamos que encontrar que o volume das cavidades será: