Enunciado
Física - Young and Freedman - Vol 2- Ed: 14º - Capítulo 16.Questões para Discussão - Ex. 12
Uma pequena fração da energia de uma onda sonora é absorvida pelo ar através do qual a onda se propaga. Como esse efeito modifica a relação do inverso do quadrado entre a intensidade e a distância da fonte? Explique seu raciocínio.
Passo 1
Fala galera, bora lá! Nesse exercício vamos entender como a dissipação de energia de uma onda sonora no ar afeta a relação entre a intensidade sonora e a distância à fonte.
Como há uma perda de energia, e consequentemente, de potência, temos que a relação entre a intensidade e a distância será modificada, mas só podemos saber como, se soubermos como essa absorção ocorre. Vamos considerar alguns casos.
Passo 2
Considerando que a quantidade de energia perdida seja constante, isto é, independa do tamanho do caminho percorrido, temos que a intensidade continua sendo proporcional ao inverso do quadrado da distância, visto que o que muda é apenas o valor da potência.
Passo 3
Já no caso em que a perda de energia depende da distância, por exemplo, sendo proporcional a , temos que a intensidade terá dois termos, um proporcional ao inverso do quadrado da distância e outro proporcional ao inverso da distância.
O que é importante saber é que para qualquer distância à fonte, a intensidade é menor que a intensidade sem perda de energia.
Resposta
Concluímos, portanto, que independentemente de qual o comportamento da perda, a intensidade é sempre menor que sem perdas. Já o comportamento da intensidade nesse caso depende de como a perda ocorre