Um pequeno barco viaja diretamente para um porto 32 km a noroeste, quando entra numa zona de neblina. O capitão mantém a orientação noroeste, pela bússola, com uma rapidez de 10 km/h em relação à água. Depois de 3,0 h, o nevoeiro se dissipa e o capitão repara que ele está exatamente 4,0 km ao sul do porto. (a) Qual foi a velocidade média da correnteza durante essas 3,0 h? (b) O barco deveria ter viajado com qual orientação para atingir seu destino em caminho reto? (c) Qual teria sido seu tempo de viagem, se tivesse seguido esse caminho reto?
Passo 1
E aí pessoal, beleza? Vamos lá resolver esse problema. Primeiro adote um sistema de coordenadas adequado. Vamos adotar a direção norte positiva verticalmente e a direção leste positiva horizontalmente.
O enunciado nos propõe uma situação de movimento relativo. Então vamos armar nossa relação.
Onde:
- Velocidade do barco em relação ao porto
- Velocidade do barco em relação a água
- Velocidade da água em relação ao porto
O problema nos pede a velocidade média. Ela pode ser encontrada a partir da razão entre o espaço percorrido e o tempo. Vamos descobrir qual foi o espaço percorrido:
A posição do barco após 3 horas é dada por:
Agora que sabemos sua posição podemos relacionar com o tempo para encontrar a velocidade.
Temos então que:
Relacionando as duas equações podemos achar o valor de
ou
Com o valor de agora é possível encontrar o valor de :
Passo 2
Para saber qual a orientação o barco deveria ter tomado para chegar até o porto em linha reta, levando em consideração o efeito da correnteza, devemos propor uma nova angulação e analisar. Vamos chamar essa angulação de e considerar que ela está entre o leste e a direção adequada do barco.
Temos que:
Como o porto está a noroeste temos que:
Com esse resultado não conseguimos fazer nada, então é necessário fazer umas manipulações trigonométricas. Atenção agora:
Sabemos que , e que então:
medidos a partir do leste.
Passo 3
O problema também quer saber qual o tempo de viagem, se o barco tivesse seguido essa nova direção que encontramos. Temos que:
Agora é só jogarmos na fórmula do tempo:
ou
Resposta
medidos a partir do leste.
ou