Enunciado

Plasma sanguíneo flui de uma bolsa, através de um tubo, para a veia de um paciente, onde a pressão sanguínea é 12 mmHg. A densidade do plasma sanguíneo a 37°C é 1,03. Qual é a menor elevação que a bolsa deve ter para que o plasma flua para dentro da veia?

Passo 1

Falaa! Vamos entender o que está acontecendo. Queremos que haja fluxo entre a bolsa de plasma e a veia do paciente. Um fluído sempre sai naturalmente de um meio com maior pressão para um meio de menor pressão.

Então a gente precisa que altura da bolsa produza uma pressão maior (ou igual) que a pressão da veia do paciente. Assim há um fluxo de plasma. Como assim?

Vamos lembrar que a coluna de um fluido produz pressão. A coluna de plasma produz pressão também (já que plasma é um fluído), e o valor da pressão vai ser dado por essa fórmulinha:

P = ρ p l a s m a . g . h

Então a gente precisa que a altura h dessa coluna seja suficiente para causar uma pressão igual a pressão da veia, que é de 12   m m H g , para que haja fluxo de plasma.

A ideia é então usar esses dados que ele deu e essa fórmulinha para achar h . Vem!

Passo 2

Queremos que a pressão gerada pela coluna de plasma seja

P = 12 m m H g

Vamos passar isso para P a :

P = 12   m m H g   x 133,32   P a 1   m m H g = 1,6   x   10 3   P a

Ele diz que a densidade do plasma na temperatura ambiente 37 ° é 1,03. Como a gente interpreta esse dado sem unidade? Cara, isso é a densidade relativa do plasma. Ela é a razão entre a densidade do plasma e a densidade da água, por isso não há unidade:

ρ r = ρ p l a s m a ρ á g u a

Na tabela 13-1, achamos a densidade da água

ρ á g u a = 10 3 k g / m ³

E como ele deu que ρ r = 1,03 , podemos achar a densidade do plasma em k g m 3 :

ρ r = ρ p l a s m a ρ á g u a → ρ p l a m a = ρ r × ρ á g u a

ρ p l a m a = 1,03 × 10 3   k g / m 3

Temos que

g = 9,81   m / s ²

Passo 3

Substituindo tudo na expressão da pressão gerada pela coluna de plasma:

P = ρ p l a s m a . g . h

1,6 ×   10 3 = 1,03 × 10 3 9,81 h

Isolando h

h = 0,16   m

Resposta

h = 0,16   m

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Calcule a diferença na pressão sanguínea entre os pés e o topo da cabeça de uma pessoa de 1,56m de altura. (b) Considere um segmento cilíndrico de um vaso sanguíneo de 2,0cm de comprimento e 0,50mm de
Um lago no extremo norte do Yukon está oberto por uma camada de gelo de 1,75m de espessura. Calcule a pressão absoluta e a pressão manométrica a uma profundidade de 2,50m no lago.
Na alimentação intravenosa, uma agulha é inserida em uma veia no braço do paciente, e um tubo vai da agulha até um reservatório de fluido (densidade igual a 1050 k g / m 3 ) localizado em uma altura h
Você está projetando um sino de mergulho para aguentar a pressão da água do mar até uma profundidade de 250m. a) Qual é a pressão manométrica nessa profundidade? (desprexe as variações de densidade da
Chaminés negras são jatos vulcânicos quentes que emitem fumaça no fundo do oceano. Muitas dessas chaminés negras estão estão repleteas de animais exóticos, e alguns biólogos acreditam que a vida na Te