Enunciado
Física - Física para Cientistas e Engenheiros - Mecânica, Oscilações e Ondas, Termodinâmica: Volume 1 - 6ª Edição - Mosca, Tripler- Ed: 6º - Capítulo 13.1 - Ex. 40
O volume de um cone de altura de altura h e raio de base r é Uma jarra, com o formato de um cone de 25 cm de altura, tem uma base com raio igual a 15 cm. A jarra é cheia de água. Então, a sua tampa (a base do cone) é atarrachada e a jarra é virada com a tampa mantida na horizontal.
- Determine o volume e o peso da água na jarra.
- Supondo que a pressão dentro da jarra, no vértice do cone, seja igual a 1 atm, determine a força extra exercida pela água sobre a base da jarra, onde por força extra queremos dizer a força menos a força exercida pela pressão do ar na parte externa da base da jarra. Explique como esta força pode ser maior do que o peso da água na jarra.
Passo 1
Bom, a letra a é bem tranquila! Sabemos qual o volume do jarro, e também que a água preenche todo o seu volume, então:
Substituindo:
No volume:
Transformando em litro:
Já calculamos o volume, agora precisamos do peso:
Pela fórmula da massa específica:
Substituímos:
Sabemos que:
Terminamos a letra a !
Passo 2
Legal gente, neste ponto já sabemos que coluna de água exerce uma pressão. Então a variação de pressão que ocorre no fundo da jarra é devido a coluno de água presente:
Essa variação de pressão vai ocasionar uma força, dada por:
Então a força será:
Substituindo:
A área de uma sessão circular é:
Jogando na fórmula estes dados:
Essa força é maior que a força peso da água, porque a força descendente na base é resultado da força exercida pela coluna de água e pelas componentes da força exercida pelas paredes inclinadas do cone na água.
Resposta
- e
- .