Exercícios de Princípio de Stevin - Lista de Exercícios Resolvida
Questão 1
Considere um fluido incompressível em repouso num recipiente como mostrado na figura. São escolhidos três elementos infinitesimais de área, todos a mesma profundidade, mas com orientações diferentes (. O que podemos dizer sobre a pressão em cada uma dessas superfícies?
- A pressão no elemento orientado para cima é a maior.
- A pressão no elemento orientado para a direita é a menor.
- A pressão nos três elementos é a mesma.
- A pressão no elemento oblíquo é a maior.
- A pressão no elemento orientado à direita é a maior.
Questão 2
Certa quantidade de água é colocada em um tubo em forma de U, aberto nas extremidades. Adiciona-se um líquido de densidade maior que a da água em um dos lados do tubo e ambos não se misturam.
Assinale a alternativa que representa corretamente a posição dos dois líquidos no tubo após o equilíbrio.
a)
b)
c)
d)
e)
Ver solução completaQuestão 3
Em um tubo em U, com ambas as extremidades abertas para a atmosfera, coloca-se cuidadosamente três líquidos de densidades diferentes , e , de forma que estes não se misturam. Após o equilíbrio ser atingido, a disposição dos líquidos é a ilustrada na figura. A relação entre as densidades dos líquidos 1 e 3 é:
Questão 4
O líquido no manômetro de tubo aberto indicado na figura abaixo é o mercúrio, e . A pressão atmosférica é igual a
- Qual é a pressão absoluta no fundo do tubo em forma de
- Qual é a pressão absoluta no tubo aberto a uma profundidade de abaixo da superfície livre?
- Qual é a pressão absoluta do gás em pascals?
Dados:
Ver solução completaQuestão 5
Um tubo em U simples contém mercúrio. Quando de água são derramados no ramo esquerdo, a que altura sobe o mercúrio no lado direito, com relação ao seu nível inicial?
Considere
Ver solução completaQuestão 6
No sistema abaixo, sabe-se que . Determinar a densidade do líquido.
São dados:
Considere e
Ver solução completaQuestão 7
O tubo de plástico da figura abaixo tem uma seção reta de . Introduz-se água no tubo até que o lado mais curto (de comprimento ) fique cheio. Em seguida, o lado menor é fechado e mais água é despejada no lado maior. Se a tampa do lado menor é arrancada quando a força a que está submetida excede , que altura da coluna de água do lado maior deixa a tampa na iminência de ser arrancada?
OBS.: use
Ver solução completaQuestão 8
A respeito da lei de Stevin, marque o que for correto:
a) Determina a pressão exercida somente por líquidos.
b) Depende da densidade do recipiente, altura da coluna de líquido e aceleração da gravidade.
c) Determina a pressão exercida por um fluido.
d) Só serve para determinar a pressão exercida pela água.
e) Todas as alternativas estão corretas.
Ver solução completaQuestão 9
A figura mostra uma instalação hidráulica com caixa d'água e o cano ao qual deve ser conectada uma ducha. O valor da pressão da água na ducha é dado por:
(a) ;
(b) ;
(c) ;
(d) ;
(e) ;
Ver solução completaQuestão 10
A Figura abaixo mostra 4 situações nas quais um líquido preto e um líquido cinza foram colocados em um tubo em forma de U. Em qual(is) dessas situações, os líquidos não podem estar em equilíbrio estático. Para esta(s) atribua a palavra impossível. Para as outras, supondo os líquidos em equilíbrio estático, a densidade do líquido preto é maior, menor ou igual à densidade do líquido cinza?
A) (1) menor, (2) impossível, (3) igual, (4) maior
B) (1) menor, (2) menor, (3) impossível, (4) impossível
C) (1) maior, (2) impossível, (3) igual, (4) menor
D) (1) maior, (2) igual, (3) impossível, (4) menor
E) (1) impossível, (2) menor, (3) igual, (4) maior
Ver solução completaQuestão 11
O recipiente mostrado na figura abaixo contém um líquido de densidade . Seu lado direito é fechado por um pistão móvel de massa e seção reta . Seu lado esquerdo, de seção reta , não está fechado e um cilindro de massa e volume flutua sobre o líquido. Seja e as alturas do líquido nos lados direito e esquerdo, respectivamente, relativas a um mesmo nível horizontal, como indicado na figura. A constante gravitacional é . A altura é dada por:
(a)
(b)
(c)
(d)
Ver solução completaQuestão 12
Um tubo em forma de “U”encontra-se parcialmente preenchido por dois fluidos imiscíveis (óleo e água), como mostrado na figura. Sendo h = 10 cm e H = 30 cm na situação de equilíbrio, qual é a massa específica do óleo? A massa específica da água é .
.
.
Ver solução completa
Questão 13
O recipiente mostrado na figura ao lado está cheio de óleo. Ele é aberto à atmosfera no ramo esquerdo. Como podemos relacionar as pressões nos três pontos indicados?
A)
B)
C)
D)
E)
Ver solução completaQuestão 14
Água flui da esquerda para a direita através do tubo horizontal mostrado na Figura a seguir. No ponto A , a área da seção reta vale 4,00 cm2 e a velocidade da água é V A =6,00 m/s. No ponto B a área vale 10,0 cm2 . Nos tubos verticais que estão em contato com o horizontal a água está em repouso e em contato com a atmosfera nas suas extremidades superiores. A altura da coluna vertical de água no interior do tubo do lado direito é de 200 cm enquanto a do lado esquerdo, H , será determinada a seguir. Seja ρ a a densidade da água. Considere g=10,0 m/s 2 . Responda as questões 5 e 6.
A pressão no ponto A se relaciona com a no ponto C de acordo com:
A) PA = PC + ρa .g.H
B) PA = PC + ρa.g.H + ρa .(VA )2/2
C) PA = PC + ρa.g.H - ρa .(VA )2/2
D PA = PC - ρa.g.H
E) PA = PC - ρa.g.H + ρa.(VA )2/2
Ver solução completaQuestão 15
I - Um pistão com área transversal de é colocado sobre um cilindro contendo água,
conforme mostrado na figura. O cilindro está conectado a uma tubulação contendo água e
mercúrio, cuja extremidade mais externa está em contato com a atmosfera. Considerando as alturas de fluido indicadas na figura como e , determine:
- A pressão manométrica no ponto A
- A pressão manométrica na superfície da água em contato com o pistão;
- A massa do pistão para que nenhuma força além da gravitacional seja necessária para manter o sistema nesta configuração.
Dados:
Ver solução completaQuestão 16
A Figura ao lado mostra um recipiente contendo um líquido em repouso, ou seja, em equilíbrio hidrostático. Qual a relação correta entre as pressões nos pontos A e B?
A) p A > p B
B) p A
C) p A = p B
D) Depende da distância entre os pontos
E) Depende da densidade do líquido
Ver solução completaQuestão 17
A área do topo do cilindro da figura mede 2 m2 e sobre ela encontra-se acoplado um manômetro. O cilindro é preenchido por ar, óleo e água. As camadas de óleo e água têm 10 cm e 20 cm de altura, respectivamente. Junto à base do cilindro foi conectado um tubo, inclinado 30° em relação à horizontal e aberto para a atmosfera, ocupado por água conforme mostrado na figura. Determine:
Dados: comprimento do tubo L = 60 cm.
a) A leitura do manômetro.
b) A força exercida pelo ar apenas sobre a superfície interna do topo do cilindro;
c) A força exercida pela água sobre o fundo do cilindro.
Ver solução completaQuestão 18
Um tubo uniforme em forma de U está parcialmente cheio com água. Um óleo com densidade 0,75 g/ é despejado no lado direito do tubo até que a água (1 g/) no lado esquerdo suba 3 cm. A altura da coluna de óleo necessária para que isso aconteça é:
a) 8 cm;
b) 6 cm;
c) 4 cm;
d) 2,25 cm;
e) não é possível responder sem conhecer a área de seção reta do tubo;
Ver solução completaQuestão 19
Os dois reservatórios mostrados na figura estão destampados e possuem água. O manômetro (formado por um tubo em) contém mercúrio cujo. Qual a diferença de elevação se a altura vale ?
Questão 20
O recipiente de base retangular mostrado na figura abaixo está cheio de água até a borda. A força que a água faz no fundo, que tem largura e comprimento , tem módulo . A força total exercida sobre a mesa, subtraindo o peso do recipiente vazio, tem módulo . A razão é dada por:
(a) 3/2
(b) 2/3
(c) 1/ 2
(d) 1
Ver solução completaQuestão 21
(Cap 14 - Ex 23) Um disco cilíndrico de mandeira, pesando 45,0 N e co um diâmetro de 30,0 cm, flutua sobre um cilindro de óleo de densidade (Figura 14.34). O cilindro de óleo está a 75,0cm de profundidade e tem o mesmo diâmetro que o disco de madeira. (a) Qual é a pressão manométrica no topo da coluna de óleo? (b) Suponha agora que algém coloque um peso de 83,0N sobre a madeira, e que nenhum óleo passe pela beirada do disco de madeira. Qual é a variação de pressão (i) no fundo do cilindro de óleo e (ii) na metade do cilindro do óleo?
Ver solução completaQuestão 22
Um balde, contendo um fluido incompressível de densidade , é colocado no piso de
um elevador. Quando o elevador está descendo com aceleração a, a diferença de pressão entre dois pontos do fluido separados por uma distância vertical h é dada por:
a) ;
b) ;
c) ;
d) ;
e) ;
Ver solução completaQuestão 23
(Cap 14 - Ex 16) O líquido no manômetro de tubo aberto indicadi na Figura 14.9a é o mercúrio, e . A pressão atmosférica é igual a 980milibares. a) Qual é a pressão absoluta no fundo do tubo em forma de U? b) Qual é a pressão absoluta no tubo aberto a uma profundidade de 4,0cm abaixo da superfície livre? c) Qual é a pressão absoluta do gás no tanque? d) Qual é a pressão manométrica do gas em pascals?
Ver solução completaQuestão 24
Em um tubo em U, com ambas as extremidades abertas para a atmosfera, coloca-se cuidadosamente três líquidos de densidades diferentes , e , de forma que estes não se misturam. Após o equilíbrio ser atingido, a disposição dos líquidos é a ilustrada na figura. A relação entre as densidades dos líquidos 1 e 3 é:
Questão 25
(Cap 14 - Ex 12) Um barril contém uma camada de óleo de 0,120m flutuando sobre a água com uma profundidade igual a 0,250m. A densidade do óleo é igual a . (a) Qual é a pressão manométrica na interface entre o óleo e a agua? (b) Qual é a pressão manométrica no fundo do barril?
Ver solução completaQuestão 26
(Cap 14 - Ex 13) Um carro de 975 kg tem os seus pneus cheios a ’32,0 libras’. (a) Quais são a pressão absoluta e a pressão manométrica nesses pneus em , e ? (b) Se os pneus fossem perfeitamente redondos, a pressão dos pneus poderia exercer alguma força sobre o pavimento? (Suponha que as paredes dos pneus sejam flexíveis para que a pressão exercida pelo pneu sobre o pavimento seja igual à pressão do ar existente no interior do pneu.) (c) Se você examinar os pneus de um carro, verá que é obvio que há um certo achatamento na base. Qual é a área de contato total da parte achatada de todos os quatro pneus com o pavimento?
Ver solução completaQuestão 27
Um aquário tem comprimento C, largura L e altura A. Os lados do aquário são feitos de vidro de espessura d. Se você fosse projetar um aquário de comprimento 5C, largura 5L e altura A, usaria vidro de que espessura?
a) d;
b) 5d;
c) √5𝑑
d) 10d;
e) 25d;
Ver solução completaQuestão 28
14 - Um tubo em forma de U com os extremos abertos, de seção reta uniforme, contém água (densidade de ) inicialmente a uma altura de desde a parte inferior de cada braço. Um líquido imiscível de densidade é adicionado a um dos braços até que forme uma camada de de altura como indicado na figura. Qual é a relação das alturas de líquido nos dois braços?
Questão 29
(Cap 14 – Prob. 57) Um tubo em forma de U está aberto em ambas as extremidades e contém uma porção de mercúrio. Uma quantidade de água é cuidadosamente derramnda na extremidade esquerda do tubo em forma de U até que a altura da coluna de água seja igual a 15,0 cm (Figura 14.37). a) Qual é a pressão manométrica na interface árgua-mercúrio? B) Calcule a distancia vertical h entre o topo da superfície do mercúrio do lado direito e o topo da superfície de água do lado esquerdo.
Ver solução completaQuestão 30
Considere um fluido incompressível em repouso num recipiente como mostrado na figura. São escolhidos três elementos infinitesimais de área, todos a mesma profundidade, mas com orientações diferentes.(. O que podemos dizer sobre a pressão em cada uma dessas superfícies?
- A pressão no elemento orientado para cima é a maior.
- A pressão no elemento orientado para a direita é a menor.
- A pressão nos três elementos é a mesma.
- A pressão no elemento oblíquo é a maior.
- A pressão no elemento orientado à direita é a maior.
Questão 31
Duas vasilhas, contendo agua, são mantidas em cidades A e B à mesma temperatura. Sabe-se que em A a água está fervendo, mas em B a água não está fervendo. Pode-se afirmar que:
- A altitude de B é maior que a de A
- A altitude de A é maior que a de B
- A temperatura ambiente em B é maior que em A
- É impossível o fenômeno descrito
Questão 32
Um aquário é preenchido com água e posteriormente colocado sobre um plano inclinado muito longo que faz um angulo em relação à horizontal. Considere separadamente as situações nas quais o aquário:
- Desce o plano inclinado com velocidade constante
- Desce o plano inclinado com aceleração constante
- É mantido em repouso sobre o plano inclinado
Podemos afirmar que a superfície livre da água é plana e horizontal nos casos.
- Apenas
- Apenas
- Apenas
- Apenas e
- Apenas e
- Apenas e
- , e
- Em nenhum dos casos
Questão 33
Um fluido incompressível em repouso preenche o recipiente mostrado na Figura ao lado. Em qual dos pontos indicados é a pressão maior?
A) A
B) B
C) C
D) D
E) A pressão é a mesma nos pontos A, B, C e D
Ver solução completaQuestão 34
A densidade da água é , e a altura da coluna de óleo é . A densidade do óleo no lado esquerdo do tubo em U mostrado na figura é
(a)
(b)
(c)
(d)
(e)
Ver solução completaQuestão 35
O cilindro mostrado na figura contém ar e água. À sua base superior, com de área, encontra-se acoplado um manômetro. Junto à base inferior do cilindro foi conectado um tubo fino aberto para a atmosfera, inclinado de em relação à horizontal, preenchido com mercúrio até ocupar do tubo. Observa-se que a camada de água dentro do cilindro tem de altura.
(a) Determine a pressão manométrica na base inferior do cilindro
(b) Determine a leitura do manômetro (pressão manométrica do ar interno)
(c) Calcule a diferença entre as forças de pressão nas bases inferior e superior do cilindro. Compare com o peso da água.
Dados:
Ver solução completaQuestão 36
PARTE I
Um oleoduto de de extensão no Alasca opera a uma vazão de de óleo por dia. A maior parte do oleoduto tem um raio de , sofrendo depois um estreitamento para um raio de . A massa especifica desse óleo é de , e a pressão nos seguimentos de vale . Considere o escoamento ideal e despreze a variação de pressão em cada sessão reta da tubulação.
Determine:
a) As respectivas velocidades de escoamento do óleo, onde oleoduto tem seções transversais de raios .
b) A pressão em um ponto onde o cano tem raio de .
PARTE II
Em uma caixa d’água aberta são feitos dois furos com raios e , ambos a mesma profundidade a partir da superfície da água. Considere o escoamento ideal.
c) Ache a razão entre as velocidades de saída através desses furos com raios , respectivamente.
d) qual a razão entre as vazões através desses furos?
Ver solução completa