Enunciado
Física - Física de Sears & Zemansky: Mecânica Volume 1 - 12ª Edição - Hugh D. Young e Roger A. Freedman- Ed: 12º - Capítulo 6.Problemas - Ex. 98
Potência automotiva I. O motor de um caminhão transmite 28,0 kW para as rodas de direção, quando o caminhão está se deslocando a uma velocidade constante de módulo 60,0 km/h em uma estrada plana. a) Qual é a força retardadora que atua sobre o caminhão? b) Suponha que 65% da força retardadora sejam provenientes do atrito de rolamento e o restante da força retardadora seja proveniente da resistência do ar. Se a força do atrito de rolamento independe da velocidade escalar e a força da resistência do ar é proporcional ao quadrado da velocidade escalar, qual potência vai dirigir o caminhão a 30,0 km/h? E a 120,0 km/h? Dê suas respostas em watts e horse-power.
Letra a)
Passo 1
Primeiro devemos lembrar que a potência é definida como:
P = Fv
Lembramos também que a unidade de potência é Watts por segundo, então temos que transformar a velocidade de 1 m/s para km/h:
1 m/s = 3,6 km/h
Assim, basta substituirmos na expressão acima para descobrir a força:
Moleza né? Agora vamos partir para letra b)
Letra b)
Passo 2
Da definição dita no item anterior, observamos que a potência é diretamente proporcional a velocidade. Se no primeiro instante a velocidade era 60,0 km/h e depois passou a ser 30,0 km/h, a potência também será reduzida pela metade. Além disso, o fator de 0,65 do atrito interfere dessa vez, somado com a resistência do ar proporcional ao quadrado da velocidade escalar que pode ser definido por . Assim temos que:
P = (28,0)(0,50)(0,65 + )
P = 10,3 kW
O mesmo raciocínio se aplica para a velocidade de 120 km/h. Como se trata do dobro da velocidade no primeiro instante, a potência será o dobro também:
P = (28,0)(2,0)(0,65 + 0,35×4)
P = 114,8 kW
Resposta
Letra a) A força retardadora é .
Letra b) As potências são: 10,3 kW e 114,8 kW. A transformação para horse-power deve ser feita utilizando uma tabela de conversões.