Um relógio de pêndulo deve fazer um ‘tique’ de um segundo para cada oscilação do pêndulo de uma extremidade até a outra (dois ‘tiques’ para cada período completo). a) Um relógio de pêndulo adianta no verão e atrasa no inverno, ou ocorre o inverso? Explique o seu raciocínio. b) Um dado relógio de pêndulo mantem o tempo corretamente a uma temperatura de . O eixo do pêndulo é feito de aço e sua massa pode ser desprezada em comparação com a massa do peso na extremidade do pêndulo. Qual é a fração da variação de comprimento do eixo do pendulo quando ele for esfriado até ? c) Quantos segundos por dia o relógio ganha ou perde com uma temperatura de ? d) Qual é o intervalo de controle de temperatura para que o relógio não atrase nem adiante mais do que por dia? Sua resposta depende do período do pêndulo?
Passo 1
a) No verão o pêndulo expande, e seu comprimento passa a ser maior que o comprimento no inverno, o que faz com que seu momento de inércia aumente, atrasando os tiques. Enquanto no inverno ele contrai e o comprimento é menor, adiantando os tiques.
Passo 2
b) A fração de variação é a razão entre a variação do comprimento e o comprimento inicial, podemos usar a relação de dilatação linear para encontrarmos esse valor:
Usando o coeficiente do aço e a variação de temperatura dada:
Ignoramos o sinal negativo porque estamos procurando a fração de variação.
Passo 3
c) Para sabermos quantos segundos o relógio ganha ou perde, vamos usar a relação entre o período e o comprimento do pêndulo:
Chamamos o período de para não confundir com da temperatura.
Para relacionarmos o acréscimo ou a diminuição do período com , vamos precisar fazer a diferença entre os períodos inicial e final, e dividir por :
Simplificando:
Podemos fazer a seguinte aproximação, considerando que a variação entre os comprimentos é muito menor que o comprimento inicial, o que é verdade, pela razão que fizemos na letra (b):
Substituindo o valor que encontramos na letra (b) para :
Como um dia tem , o tempo que o relógio vai variar é:
Passo 4
d) Para sabermos esse valor, basta a gente substituir a relação de expansão linear na equação que deduzimos no Passo 3:
Usamos o módulo porque o relógio não pode atrasar nem adiantar num dado valor.
Como o enunciado diz que o relógio não pode ultrapassar de variação, a gente substitui esse valor em para calcularmos necessária para manter o relógio sem atraso ou adiantamento:
Não precisamos do período do relógio só da fração da variação dele.