Sabemos que uma batata cozinha mais rapidamente quando um espeto grande a atravessa. Por quê? Um espeto de alumínio é mais eficiente que um espeto de aço? Por quê? (Dica: não tente fazer essa experiência em um forno de micro- -ondas!) Existe também um dispositivo comercial para acelerar o processo de assar carne, constituído por um tubo metálico oco contendo um pavio e um pouco de água; afirma-se que esse espeto é mais eficiente que um espeto metálico sólido. Como esse dispositivo funciona?
Passo 1
Oii pessoal, show de bola??
“A loucura é como a gravidade, só precisa de um empurrãozinhooo...”
Bora empurrar e macetar essa questãozinha comigo agora
Para resolver esta questão, devemos aplicar nossos conhecimentos sobre trocas de calor por condução e condutividade térmica.
Passo 2
A batata cozinha mais rapidamente quando recebe mais calor.
Ao perfurá-la com um espeto de metal quente, mais calor é fornecido para ela, por isso cozinha mais rapidamente, visto que o metal possui uma alta condutividade.
Perfurar com espetos de aço e alumínio provocará efeitos diferentes, sendo o alumínio o menos eficiente, visto que possui maior calor específico, ou seja, precisa de mais calor para que se mantenha em uma temperatura igual à do aço.
O equipamento é mais eficiente, visto que ele consegue manter a temperatura do espeto, visto que a água possui alto calor específico, ou seja, além de misturar os fenômenos da convecção e da condução, a água fornece bastante calor para o tubo, que em contato com a batata, provoca o seu cozimento mais rapidamente.
Passo 3
Portanto, conclui-se que o espeto de aço é mais eficiente que o de alumínio, pois possui um maior calor específico.
“Faça seus medos terem medo de você”
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)