Na Seção 8.7 consideramos um foguete disparado no espaço sideral onde não existe gravidade nem resistência do ar. Suponha agora que o foguete esteja sendo acelerado verticalmente a partir da superfície terrestre. Continue desprezando a resistência do ar e suponha que o foguete atinja uma altura não muito elevada de modo que o valor de g possa ser considerado constante.
- Como a Equação (8.37) se modifica com a presença da força da gravidade?
- Deduza uma expressão análoga à Equação (8.39) para a aceleração a do foguete.
- Qual seria a aceleração do foguete no Exemplo 8.16 (Seção 8.7) supondo que ele esteja próximo da superfície terrestre em vez de estar no espaço sideral? Despreze a resistência do ar.
- Calcule a velocidade do foguete no Exemplo 8.16 (Seção 8.7) 90 s depois de ele ser disparado da superfície terrestre em vez de estar no espaço sideral. Despreze a resistência do ar. Como suas respostas se comparam com as velocidades obtidas no Exemplo 8.17?
Passo 1
Oi oi gente, tudo bem com vocês?
Vamos fazer essa questão aqui juntos?
Vem comigo e vamos passo a passo!!!
A gravidade gera uma força externa descendente de magnitude mg. O impulso dessa força é igual à variação do momento do foguete. A partir dos dados, resolvemos a questão.
Letra a:
O teorema impulso-momento nos dá:
Que, simplificando, nos dá:
Passo 2
Letra b:
Passo 3
Letra c:
Em
Passo 4
Letra d:
E integrando, temos:
Tanto a aceleração inicial quanto a velocidade final do foguete no outro exemplo são reduzidas pela presença da gravidade.