Um tijolo de massa igual a 1,5 kg está caindo verticalmente com velocidade de 5,0 m/s. Um livro de 1,5 kg está deslizando sobre o assoalho com velocidade de 5,0 m/s. Um melão de massa igual a 1 ,5 kg está se deslocando com um vetor velocidade com um componente horizontal para a direita igual à 3,0 m/s e um componente vertical para cima igual à 4,0 m/s. Esses três objetos possuem a mesma velocidade ou a mesma velocidade escalar? Esses três objetos possuem a mesma energia cinética? Para cada resposta explique o raciocínio usado.
Passo 1
Fala aí, galera! Nessa questão devemos primeiramente pensar que todos os objetos têm a mesma massa, portanto a única grandeza que irá interferir em nosso problema é a velocidade desses objetos.
Então indo para a primeira pergunta: Os três objetos possuem a mesma velocidade?
Não, isso porque ao se referir como velocidade devemos pensar no vetor velocidade e, portanto, para que todos tivessem a mesma, seria necessário que fossem iguais em direção, sentido e módulo, o que não acontece, pois todos têm direções ou sentidos diferentes entre si.
Passo 2
Bora galera, juro que é rapidinho. Agora vamos para a segunda pergunta! Todos têm a mesma velocidade escalar?
Sim, agora sim podemos afirmar que todos têm a mesma velocidade, pois agora nós tratamos da velocidade escalar e apenas o módulo dessa deve ser levado em consideração, o que é igual para todos os corpos em questão.
Passo 3
Agora por fim, gente: todos têm a mesma energia cinética?
Sim, pois a energia cinética leva em consideração apenas a velocidade escalar e, como dito no Passo 1, a massa é idêntica para os três, assim teremos que massa e velocidade escalar são as mesmas, logo a energia cinética também será.
Resposta
Nos Passos 1, 2 e 3.