Uma única força, com componente F x , é exercida sobre um objeto de 500 g enquanto ele se move em longo do eixo x . Um gráfico da força F x   v e r s u s   t é mostrado na figura P 5.32 . Desenhe um gráfico de a x   v e r s u s   t .

Passo 1

Olá, tudo bem?

Pela segunda lei sabemos que a força é o produto da massa pela aceleração, certo? Então se temos um gráfico de força pelo temo, para saber os valores da aceleração precisamos dividir a força pela massa =)

O gráfico da aceleração pelo tempo vai ter a mesma cara da força pelo tempo, a não ser a escala do eixo vertical. Lembrando que a massa nesse caso vale 0,5 k g .

Vamos calcular alguns valores de aceleração pra você ver melhor como isso vai ficar:

t = 1 s

a x = F x m = 0 0,5 = 0 m / s 2

t = 2 s

a x = 1,5 0,5 = 3 m / s 2

t = 3 s   e   4 s

a x = - 0,5 0,5 = - 1 m / s 2

Passo 2

Agora vamos juntar todas essas informações e fazer o gráfico?

Beleza?

Espero ter ajudado!

Vamos pra próxima?

Resposta

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Que valor da força de empuxo é necessário para que um modelo de foguete de 200 g acelere verticalmente a 10 m/s² sobre a Terra?sobre a Lua, onde g = 1,62 m/s²?
Um caixote de 50 kg está suspenso por uma corda. Qual será a tensão na corda, se:O caixote estiver em repouso. O caixote subir com velocidade constante de 5,0 m/s?O caixote, subindo, tiver v x = 5,0m
Em cada um dos dois diagramas de corpo livre, as forças são exercidas sobre objetos de 5,0 kg. Para cada um dos diagramas, determine os valores de a x e a y , os componentes em x e em y da aceleração.
Em cada um dos diagramas de corpo livre, as forças são exercidas sobre um objeto de 2,0 kg. Para cada diagrama, determine os valores de a x e a y , os componentes em x e em y da aceleração.
A Figura EX6.9 mostra a força exercida sobre um objeto de 2,0 kg enquanto se move sobre o eixo x. O objeto estava em repouso na origem, em t = 0 s. Quais são sua aceleração e sua velocidade em t = 6 s