Verdadeiro ou falso:
- A quantidade de movimento linear total de um sistema pode ser conservada mesmo quando a energia mecânica do sistema não o é.
- Para que a quantidade de movimento linear total de um sistema seja conservada, não deve haver forças externas atuando sobre o sistema.
- A velocidade do centro de massa de um sistema varia apenas quando existe uma força externa resultante sobre o sistema.
Passo 1
Oi pessoal, tudo bem? Vamos analisar essa questão.
O item (a) é verdadeiro. Considere a colisão de dois objetos de igual massa viajando em direção oposta com a mesma velocidade. Suponha que eles colidem inelasticamente. A energia mecânica do sistema não é conservada (é transformada em outras formas de energia), mas a quantidade de movimento do sistema é a mesma tanto após a colisão como antes da colisão, isto é, zero. Portanto, para qualquer colisão inelástica, a quantidade de movimento do sistema pode ser conservada mesmo quando a energia mecânica não é.
O item (b) é falso. A Força resultante externa tem que ser zero para que a quantidade de movimento linear de um sistema seja conservada. Podem haver forças, mas a força resultante que deve ser nula.
O item (c) é verdadeiro. Esta Força não nula acelera o centro de massa. Esta aceleração, portanto, varia a velocidade.