Enunciado

Verdadeiro ou falso:

  1. A quantidade de movimento linear total de um sistema pode ser conservada mesmo quando a energia mecânica do sistema não o é.
  2. Para que a quantidade de movimento linear total de um sistema seja conservada, não deve haver forças externas atuando sobre o sistema.
  3. A velocidade do centro de massa de um sistema varia apenas quando existe uma força externa resultante sobre o sistema.

Passo 1

Oi pessoal, tudo bem? Vamos analisar essa questão.

O item (a) é verdadeiro. Considere a colisão de dois objetos de igual massa viajando em direção oposta com a mesma velocidade. Suponha que eles colidem inelasticamente. A energia mecânica do sistema não é conservada (é transformada em outras formas de energia), mas a quantidade de movimento do sistema é a mesma tanto após a colisão como antes da colisão, isto é, zero. Portanto, para qualquer colisão inelástica, a quantidade de movimento do sistema pode ser conservada mesmo quando a energia mecânica não é.

O item (b) é falso. A Força resultante externa tem que ser zero para que a quantidade de movimento linear de um sistema seja conservada. Podem haver forças, mas a força resultante que deve ser nula.

O item (c) é verdadeiro. Esta Força não nula acelera o centro de massa. Esta aceleração, portanto, varia a velocidade.

Resposta

a )   V e r d a d e i r o

b )   F a l s o

c )   V e r d a d e i r o

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

O isótopo de boro B 9 é instável e se desintegra em um próton e duas partículas alfa. A energia total liberada como energia cinética dos produtos do decaimento é 4.4 × 10 - 14 J . Num evento, com o nú
Uma bola repica a até 80 por cento de sua altura original. (a) Que fração de sua energia mecânica é perdida a cada repicada? (b) Qual é o coeficiente de restituição do sistema bola-chão?
De acordo com as regras oficiais do jogo de raquete, a bola, para ser aceita em uma partida de competição, deve repicar até uma altura entre 173 e 183 c m , quando largada de uma altura de 254 c m à t
Um objeto de 2,0 k g se move para a direita a 6,0 m / s e colide frontalmente com um objeto de 4,0 k g que está inicialmente em repouso. Após a colisão, o objeto de 2,0 k g está se movendo para a esqu
Um projétil de 3,00 k g é disparado com uma rapidez inicial de 120 m / s a um ângulo de 30 ° com a horizontal. No topo de sua trajetória, o projetil explode e se divide em dois fragmentos, de masses 1