Enunciado
Física - Fundamentos de Física Volume 2 - Gravitação, Ondas e Termodinâmica - 10ª Edição - David Halliday, Jearl Walker e Robert Resnick- Ed: 10º - Capítulo 14.1 - Ex. 6b
Se você calibra os pneus do carro com . Mais tarde,mede a pressão arterial, obtendo leitura de em . No SI, as pressões são expressas em pascal ou seus múltiplos, como o quilopascal (kPa). Qual é,em kPa, (a) a pressão dos pneus do seu carro e (b) sua pressão arterial?
Passo 1
Belezoca galera, em relação à unidade , sua conversão para é tranquilinha, basta lembrarmos que a pressão em é definida como a pressão gerada por uma coluna de mercúrio de um milímetro de altura.
h = 1 mm
Tal pressão, “sentida” pelo ponto A indicado na figura, é igual ao peso da coluna dividido pela área da seção transversao do recipiente lembrando que a pressão é dada como:
Logo, sabendo que a densidade do mercúrio vale sob condições normais, a pressão exercida por uma coluna de dessa substância (usando unidades de massa e comprimento em quilogramas e metros) é dada por
Como estamos falando apenas da coluna de mercúrio, seu volume é dada pela área da base vezes a altura, tal que:
E jogando isso na nossa relação, obtemos que:
Passo 2
Convertendo as unidades para o sistema internacional e substituindo na fórmula que encontramos, vemos que:
E da mesma maneira, temos que: