Você entrou em uma “corrida de esqui lento”, em que o vencedor é o esquiador que leva mais tempo para descer uma rampa de 15° de inclinação sem jamais parar. Você precisa escolher a melhor cera para aplicar aos seus esquis. A cera vermelha tem um coeficiente de atrito cinético de 0,25, o da cera amarela vale 0,20, o da verde 0,15 e o da azul é 0,10. Tendo saído há pouco de uma aula de física, você percebe que uma cera lisa demais o faria acelerar rapidamente rampa abaixo e, assim, perder a corrida. Mas uma cera viscosa demais poderia fazê-lo parar e, de novo, perder a corrida.
Você também sabe que um vento frontal exercerá uma força horizontal de 50N sobre seu corpo, cuja massa é de 75 kg. Que cera você deveria escolher?
Passo 1
Fala aí! Se a aceleração for igual a zero, vamos conseguir manter a mínima velocidade sem parar. Então vamos aplicar a segunda lei de newton e igualar a zero.
Sabendo que D é a força de arrasto e que está na horizontal em relação ao esquiador, a gente pode calcular o coeficiente de atrito máximo que faça a aceleração ser 0.
Isso significa que se o coeficiente for 0.19, será a mínima velocidade sem parar. Com isso, a cera amarela de 0.20 já seria suficiente para parar o esqui, com isso, a cera correta a ser escolhida é a verde.
Resposta
Cera verde