Enunciado
Física - Young and Freedman - Vol 1- Ed: 10º - Capítulo 7.Exercícios - Ex. 29
Você juntamente com trẽs colegas estão em pé no pátio de um ginásio nos vértices de um quadrado de lado igual a 8,0 m como mostra a Figura 7.21.
Passo 1
Beleza pessoal?! Espero que esteja tudo bem com meu os herdeiros de Newton. Vamos dar início a mais uma resolução com o padrão de qualidade do Responde aí, então pegue seu lápis, caderno e café e vamos nessa!!!
Temos que a massa do livro é m=1,5kg e o coeficiente de atrito cinético entre o livro e o chão é μk=0,25.
Primeiro, aplicamos a segunda lei de NewtonA segunda lei de Newton ao livro na direção vertical, então obtemos:
Agora, colocamos nossos valores para nn e μkμk na equação (2), para obter a força de atrito cinético atuando no livro da seguinte forma:
Sabemos que a força de atrito sempre atua na direção oposta do movimento, então sabemos que o atrito cinético é sempre negativo:
Passo 2
(a) Quando desliza de Carlos para Bete , seu deslocamento é:
Quando desliza de Bete para Carlos, o deslocamento é:
Passo 3
(b) Quando o livro desliza diretamente de Bete para Carlos, ele se move ao longo da diagonal de um quadrado cujo lado tem 88 m de comprimento, então seu deslocamento é:
c) Quando o desliza de mim para Kim, seu deslocamento é:
Portanto, o trabalho total feito no livro quando ele passa de mim para Kim e depois volta para meme é:
(d) Da parte (c), como o trabalho total realizado durante uma volta completa não é zero, portanto a força de atrito no livro é não conservativa.
Resposta
- -58.8J
- -41.58J
- -58.8J
- Da parte (c), como o trabalho total realizado durante uma volta completa não é zero zero, portanto, a força de atrito no livro é não conservativa não conservativa.