Um voltímetro de CA com uma alta impedância é ligado sucessivamente aos terminais de um indutor, aos terminais de um capacitor e aos terminais de um resistor em um circuito em série ao qual é aplicada uma força eletromotriz alternada de (rms); nos três casos, o instrumento fornece a mesma leitura em volts. Qual é essa leitura?
Passo 1
E aí! Suave na nave?! Tá difícil essa questão? Relaxa que a gente vai te ajudar!
Bom, essa é uma questão teórica que todo mundo se pergunta quando está num laboratório de física fazendo experimentos com circuitos. Por que o voltímetro não afeta muito o circuito? Não era para ele “puxar” parte da corrente?
A primeira coisa que temos que saber é que o voltímetro é associado em paralelo ao circuito. Isso é muito importante!
Passo 2
A outra coisa que temos que saber é que geralmente os voltímetros têm impedâncias extremamente elevadas, de modo que ele praticamente não “puxa” corrente quando associado em paralelo ao circuito. Então, uma condição necessária para os voltímetros funcionarem bem sem alterar muito com o circuito é que eles tenham uma impedância muito maior que a do circuito!
Desta forma, nos três casos a medida da tensão no circuito será igual a já que a diferença de potencial entre os terminais dos componentes será sempre a mesma...
O que achou? Foi de boa? Responde aí! 😊