Considere o corpo na Figura PO. Uma única força é exercida sobre ele. A linha de ação da força não passa pelo centro de massa do corpo. A aceleração do centro de massa do corpo em função desta força é a mesma, como se a força tivesse sido aplicada no centro de massa, é maior do que a aceleração seria se a força tivesse sido aplicada no centro de massa, é menor do que a aceleração seria se a força tivesse sido aplicada no centro de massa ou é zero, porque a força provoca somente aceleração angular em torno do centro de massa.
Passo 1
Vem comigo que a gente resolve essa juntos!
A aceleração máxima do centro de massa de um corpo rígido acontece quando a força que causa o movimento do corpo passa pelo centro de massa.
Mas não é isso que acontece no caso do enunciado, logo uma parte dessa força vai contribuir para o deslocamento do centro de massa, mas a outra parte dessa força irá causar um torque no corpo tomando o centro de massa como eixo de rotação.
Então teremos um movimento de translação do centro de massa e junto com uma rotação.
Mas como parte da força contribui com a translação e parte com a rotação, a aceleração do centro de massa é menor que caso a força tivesse sido aplicada no centro de massa.
Logo a alternativa correta é a letra
Resposta
é menor do que a aceleração seria se a força tivesse sido aplicada no centro de massa