Exercícios Resolvidos de Fontes de Tensão e de Corrente e Instrumentos de Medição

Ver Teoria

Enunciado

Determine V 0 no circuito da figura.

Passo 1

Esta questão é um pouco tricky, mas vamos lá. Primeiro vamos percorrer o caminho do + pro e encontrar os dois valores de V 0 em função da corrente que passa pelo circuito, que é a mesma para os dois lados do circuito, certo?

Antes disso, precisamos definir o sentido da corrente que passa por esse circuito, vamos escolher arbitrariamente o sentido horário, e os terminais dos resistores ficarão assim:

Passo 2

Percorrendo o caminho no braço esquerdo:

- 16 I + 10 = V 0

Já no braço direito:

+ 14 I + 25 = V 0

Se igualarmos as duas expressões para V 0 , temos:

14 I + 25 = - 16 I + 10

E então:

30 I = - 15

I = - 0,5   A

Passo 3

Agora basta substituir esse valor de I em uma das equações para encontrar o valor de V 0 :

V 0 = 14   .   - 0,5 + 25

V 0 = 25 - 7

V 0 = 18   V

Resposta

V 0 = 18   V

Exercícios de Livros Relacionados

a) A interconexão na Figura P2.8 é válida? Explique. b) Você pode determinar a energia total relacionada ao circuito? Explique.
A interconexão de fontes ideais pode resultar em uma solução indeterminada. Com isso em mente, explique por que as soluções para v1 e v2 no circuito da Figura P2.5 não são únicas.
Se a interconexão na Figura P2.9 é válida, determine a potência total fornecida ao circuito. Se a interconexão não é válida, explique a razão.
Considere a interligação mostrada na Figura P2.7. a) Qual é o valor de a necessário para tornar válida essa interligação? b) Para esse valor de a, determine a potência associada à fonte de corrente. c
a) Use transformações de fonte para determinar v 0 no circuito da Figura P4.63.b) Determine a potência gerada pela fonte de 520 V.c) Determine a potência gerada pela fonte de corrente de 1 A.d) Verifi