É possível ter vapor d’água a ?
Passo 1
Cuidado! Essa questão é uma pegadinha! Sempre associamos a existência do vapor d’água a temperaturas muito quentes. Fazemos isso, porque no nosso dia a dia a água está submetida à pressão atmosférica. Ou seja, ela só vira vapor para temperaturas maiores ou iguais a 100 °C.
Essa temperatura é muito quente para o nosso corpo. Podemos nos ferir gravemente ao entrar em contato com esse vapor!
Só conseguimos resolver esse exercício, superando essa ligação que fazemos entre o vapor e temperaturas elevadas. Se fossemos responder por impulso, usando apenas nosso senso comum, diríamos que é impossível existir vapor numa temperatura tão baixa.
Mas isso é uma mentira. Entenderemos esse erro olhando para a curva de pressão de vapor da água. Isso será feito no próximo passo.
Passo 2
Nesse diagrama de pressão versus temperatura, vemos que quanto menor a pressão, menoe a temperatura necessária para a água vaporizar.
Isso significa que para a água estar na fase vapor na baixíssima temperatura de , basta que ela esteja em uma pressão igualmente baixíssima.
Respondendo a pergunta do enunciado: sim! Existe vapor d’água a . Basta para isso que a água esteja a pressões baixíssimas.
Resposta
Sim. Existe vapor d’água a . Basta para isso que a água esteja a pressões baixíssimas.