2º EE de Física 3 da UFPE - 2018.2
Física 3 - UFPE
A figura abaixo ilustra um capacitor cilíndrico de comprimento , composto por duas cascas cilíndricas coaxiais. A casca interna tem raio e carga , e a casca externa tem raio e carga . Sabe-se que e que . Existe vácuo no espaço entre as placas (), cuja constante de permissividade elétrica é dada por .
- Calcule o módulo do campo elétrico na região entre as cascas .
- Calcule a diferença de potencial elétrico entre as cascas.
- Calcule a capacitância de tal capacitor cilíndrico.
- Se o espaço entre as placas é completamente preenchido por um material dielétrico de constante dielétrica , determine a nova capacitância deste sistema.
No circuito da figura abaixo, temos uma bateria de força eletromotriz (f.e.m) ligada a três resistores de resistências , e e a um capacitor de capacitância que inicialmente (isto é, em ) está descarregado. A chave é fechada em .
- Calcule os valores das correntes , e logo após o fechamento da chave (ou seja, no instante ).
- Calcule os valores das correntes elétricas , e muito tempo após o fechamento da chave (ou seja, quando ).
Uma partícula de carga elétrica penetra numa região de campo magnético uniforme com uma velocidade . Observe que , e denotam os vetores unitários ao longo dos eixos , e , respectivamente. Sabe-se que a massa da partícula em questão é . Nestas circunstâncias, calcule:
- O vetor força magnética que atua sobre a partícula.
- O cosseno do ângulo formado entre os vetores e .
- O deslocamento da partícula ao longo da direção paralela ao campo magnético quando a mesma completa um período de seu movimento de rotação.
- O raio da trajetória seguida pela partícula.