Crie uma matriz M1 de dimensão 4 x 4. Seus valores são exatamente a soma dos índices da linha com a coluna. Mostre na tela cada elemento de M1.
Passo 1
Fala aí, tudo beleza?
Como o enunciado falou que devemos mostrar os valores de M1, vamos começar o nosso código incluindo a biblioteca , que nos permite usar a função para imprimir valores na tela.
Após isso, vamos declarar a matriz. Como ela só recebe valores inteiros, podemos declará-la como . Além disso, o enunciado já nos deu os valores de suas dimensões quando nos disse que ela é 4 por 4.
Passo 2
A seguir, nós temos que acrescentar os valores a essa matriz. Como esses valores possuem um padrão bem definido, é interessante fazermos um laço de for para ir acrescentando cada valor de acordo com a condição dos valores serem iguais a soma do índice da linha com o índice da coluna, ou seja, .
Para passarmos por todos os valores dessa matriz, é importante que façamos dois laços de . O primeiro para variar o índice das linhas e o segundo, interno ao primeiro, para variar o índice das colunas. Dessa forma, podemos ir preenchendo todos valores indo de linha por linha.
Passo 3
Para finalizarmos, vamos usar os laços de que já fizemos para printarmos os valores da matriz.
Perceba que usamos o “/t” para indicar uma distância entre 2 termos da matriz e o para indicar o término de uma linha.