Crie um programa que receba um valor inteiro, que seja no máximo 20, como input do usuário. O programa deverá realizar as seguintes tarefas:
- Preencher uma matriz de inteiros quadrada de ordem igual ao valor passado para o procedimento, com elementos aleatórios.
- Exibir o conteúdo da matriz.
- Identificar qual é o maior elemento da matriz.
Passo 1
Eai, tudo beleza?
Nessa questão, vamos resolvendo letra por letra.
Vamos iniciar o nosso código declarando uma variável que vai receber a dimensão da matriz e a própria matriz, que possui dimensões máximas . Em seguida, vamos passar um valor passado pelo usuário para a variável .
Agora, basta passarmos os valores aleatórios para a matriz. Para isso, usamos um laço duplo de , que onde cada vai variar de 0 até o valor de . Dentro desses laços vamos passar os valores para a matriz, usando a função , que nos retorna um número aleatório.
Passo 2
No item b), precisamos imprimir essa matriz na tela. Para isso, usaremos o mesmo esquema de laços de do item anterior, mas dessa vez, colocaremos o comando para imprimir o valor de cada termo e o comando para distanciá-los. Além disso, dentro apenas do laço que varia as linhas , vamos fazer uma quebra de linha.
Passo 3
No item c), precisamos achar o valor máximo da matriz. Para isso, vamos declarar uma variável , que vai receber um valor qualquer da matriz (nesse caso, escolhemos o primeiro valor).
A lógica para acharmos o valor máximo, é pegar um valor da matriz e compararmos com todos os outros e, sempre que achamos um valor maior do que aquele que estamos usando, fazemos a nossa variável receber esse valor. Dessa forma, ao final da comparação, o maior valor da matriz estará armazenado em .
Dessa forma, vamos utilizar aquele mesmo laço duplo de para passarmos por todos os valores da matriz. Dentro do laço, vamos utilizar o e o para fazermos a comparação de valor. Se for menor de o valor armazenado na matriz, recebe esse elemento da matriz. Caso contrário, nada acontece.
Ao término do , basta imprimirmos esse valor na tela.