Faça um programa que permita ao usuário entrar com uma matriz de 3 x 3 números inteiros. Em seguida, gere um array unidimensional pela soma dos números de cada coluna da matriz e mostrar na tela esse array. Por exemplo, a matriz:
Vai gerar um vetor, onde cada posição e a soma das colunas da matriz. A primeira posição será 5 + 1 + 25, e assim por diante:
Passo 1
Fala aí, tudo tranquilo? Então bora lá!
Nessa questão, vamos iniciar incluindo a biblioteca , pois vamos ter que receber valores do usuário e imprimir valores na tela. Além disso, já dentro da função vamos declarar a matriz que o usuário vai passar os valores e o vetor que vai receber a soma dos valores da coluna.
Para o caso do vetor, perceba que iniciamos ele com os 3 valores sendo 0. Isso ocorre porque vamos usá-lo como um acumulador e, para isso, é interessante que ele possua um valor inicial neutro.
Passo 2
A seguir, vamos fazer aquele laço de duplo para passarmos os valores para a matriz. Dessa vez, vamos printar uma mensagem para indicar que o usuário deve digitar o número (usando ) e depois vamos passar o valor digitado pelo usuário para a matriz (usando ).
Passo 3
Agora, precisamos passar o valor da soma dos elementos das colunas para o vetor. Nesse caso, para não precisarmos passar valor por valor em um código maior, podemos aproveitar o laço de e fazer o vetor já ir acumulando os valores recebidos pela matriz.
Perceba que usamos o índice para a posição dentro do vetor, pois ele é o índice das colunas.
Passo 4
Por fim, vamos printar os valores do vetor. Para isso, vamos printar uma mensagem inicial e depois, dentro de um laço de simples, vamos printar valor por valor, dando uma distância entre cada um deles.