18.35. Os eixos de coordenadas mostrados na figura representam os eixos centroidais principais de inércia de uma sonda espacial de 1.500 kg cujos raios de giração são kx 0,4 m, ky 0,45 m e kz 0,375 m. A sonda não tem velocidade angular quando um meteorito de 150 g atinge um de seus painéis solares em A com uma velocidade v0 (720 m/s)i (900 m/s)j (960 m/s)k em relação à sonda. Sabendo que o meteorito emerge do outro lado do painel sem mudança na direção de sua velocidade, mas com uma redução de 20% na sua intensidade, determine a velocidade angular final da sonda.
Passo 1
Então temos a seguinte situação: uma sonda que estava parada de boa no espaço é atingida por um meteorito. O meteorito atinge a sonda com a velocidade:
No ponto A:
Passo 2
Agora podemos começar a calcular! Temos um problema de momento aqui, então o melhor que fazemos agora é calcular os momentos iniciais. O momento linear inicial do meteorito é:
Então
E o momento angular em relação a origem é|
Isso fica
Então
Ou seja
E agora vamos calcular os momentos finais. Isso aqui não vai ser difícil porque sabemos que nada mudou, exceto a velocidade, esta diminui em , ou seja, a velocidade final é da velocidade inicial:
Então temos
Isso fica
E o momento angular final
Então
Passo 3
Vamos focar na sonda agora, podemos considerar que inicialmente seu momento angular é:
Ou então
Substituindo os valores:
Isso fica
Mas para o sistema sonda-meteorito podemos considerar que
Ou
Agora só substituir os valores
Isso fica
Agora resolvendo para cada componente temos:
Então a resposta pro nosso problema é