Enunciado

Um arame de aço fino de secção reta uniforme é dobrado na forma mostrada na figura. Determine seu centro de gravidade.

Passo 1

Bom galera, o problema quer que a gente encontre o centro de gravidade do corpo da figura, que pode ser encontrada com essa fórmula básica do centroide:

x - = x - L L

y - = y - L L

z - = z - L L

A gente vai separar nosso arame bem assim:

Passo 2

Show de bola, nós então montamos uma tabelinha simples com as áreas e os centroides de cada parte, esses centroides a gente encontrar lá no final do livro, então bora:

Passo 3

Então, a gente aplica aquela formula básica:

x - = 0,25981 3,0283 = 0,1452   m

y - = 1,20 3,0283 = 0,396   m

z - = 1,12177 3,0283 = 0 , 370   m

Resposta

x - = 0,1452   m

y - = 0,396   m

z - = 0,370   m

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

A montagem consiste em quatro barras cortadas de uma mesma barra original. O elemento curvo é um arco circular de raio b . Determine as coordenadas y e z do centro de massa desta montagem.
Determine as coordenadas x e y do centroide da área sombreada.
O disco circular gira em relação a um eixo que passa por seu centro O e tem três furos de diâmetro d , posicionados como mostrado. Um quarto furo deve ser usinado no disco, no mesmo raio r , tal que o
Determine a profundidade h de um furo quadrado no cilindro circular sólido, para o qual a coordenada z do centro de massa terá o máximo valor possível..
Uma carga homogênea de propelente sólido para um foguete está na forma de um cilindro circular com um furo concêntrico de profundidade x . Para as dimensões mostradas, faça um gráfico de X - , a coord