Cada uma das engrenagens A e B tem massa de 10 kg e um raio de giração de 150 mm; a engrenagem C tem uma massa de 2,5 kg e um raio de giração de 60 mm. Se o binário M de intensidade constante 6 N · m é aplicada à engrenagem C, determine (a) a aceleração angular da engrenagem A, (b) a força tangencial que a engrenagem C exerce na engrenagem A.
Passo 1
Cinemática:
Expressamos que os componentes tangenciais das acelerações dos dentes da engrenagem são iguais:
Passo 2
Cinética:
Engrenagem A:
Por causa da simetria, a engrenagem C exerce uma força igual F na engrenagem B.
Passo 3
Engrenagem C:
Passo 4
- Aceleração angular da engrenagem A:
- Força tangencial F.
Substituindo C de (1) e a forma F (2):
Passo 5
Substituindo para em (2):
Resposta
Exercícios de Livros Relacionados
O bloco de concreto P está sendo abaixado pelo arranjo de cabo e polia mostrado. Se os pontos A e B têm velocidades de 0,4m / s e 0,2m / s , respectivamente, calcule a velocidade de P , a velocidade d
O cursor A se desloca na ranhura horizontal com uma velocidade constante v por um curto intervalo de movimento. Determine a velocidade angular ω da barra A B em termos do deslocamento x A .
A roda está rolando sem deslizar com uma velocidade angular ω . Admitindo que a linha P O C gire através de um ângulo diferencial d θ durante um intervalo de tempo d t , mostre que a velocidade do pon
No Problema, a junta rotulada entre a barra e o colar A é substituída por um grampo em U como mostrado na figura. Determine, (a) a velocidade angular da barra, (b) a velocidade do colar A.
No Problema, a velocidade do ponto B é conhecida e é constante. Para a posição mostrada na figura, determine (a) a aceleração angular do braço guia, (b) a aceleração do ponto C.