A correia na secadora de roupas contorna o tambor D, a polia livre A e a polia do motor B. Se o motor pode desenvolver um torque máximo   M   =   0,80   N m , determine a menor tração da mola necessária para evitar que a correia deslize. O coeficiente de atrito estático no tambor e na polia do motor é u s   =   0,3 .

Passo 1

Fala aí, galerinha do Responde aí. Tudo bem? Partiu mais uma questão de Resmat.

Sabemos que o peso do motor causa um atrito com a correia. Este atrito é responsável por não deixar o disco girar. Logo, a força de atrito é dada por:

F a t = W × u = 20 × 9,81 × 0,3 = 58,86   N

Logo, esta força vai gerar um momento dado por:

M = F a t × r = 0,5 F a t

Este momento deve ser pelo menos igual ao momento aplicado:

M = 58,86 × 0,5 = 29,43   k N c m

Resposta

M = 29,43   k N c m

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Sabendo que a = 100m m , determine o máximo valor do coeficiente de atrito estático para o qual o freio é autotravante quando o tambor roda no sentido anti-horário.
Resolva o Problema 8.116 , supondo que o tambor B esteja fixo e não possa girar.
O balde A e o bloco C estão ligados por uma corda que passa sobre o tambor B . Sabendo que o tambor B gira devagar em sentido anti-horário e que os coeficientes de atrito em todas as superfícies são μ
125- Resolva o Problema 8.124 , considerando que o horário M O é aplicado ao tambor.
124- Uma barra A E de 45N é suspensa por um cabo que passa por um tambor de 125m m de raio. O movimento vertical na extremidade E é impedida por dois batentes mostrados na figura. Sabendo que μ s = 0.