Enunciado
Mecânica e Resistência dos Materiais - Mecânica para Engenharia Estática - 14ª Edição - Russel C. Hibbeler- Ed: 14º - Capítulo 2.Problemas - Ex. 110
Determine o comprimento do lado da chapa triangular. Resolva o problema calculando a intensidade de . Depois verifique o resultado calculando primeiro e em seguida usando a lei dos cossenos.
Passo 1
Falaa
Desejamos encontrar o comprimento do lado da chapa, para isso vamos calcular a intensidade de e depois verificaremos esse resultado do jeito que o enunciado sugere.
Podemos achar o vetor fazendo a diferença entre as coordenadas e . Aqui não vai fazer diferença o sentido que a gente usar, porque só queremos o comprimento.
Onde:
Aí temos:
Passo 2
Temos que o comprimento desse segmento BC vai ser o comprimento do vetor que a gente acabou de achar. Então é só a gente tirar o módulo dele:
Passo 3
Agora, vamos verificar esse resultado como o enunciado nos pede. Primeiro encontrando o valor de pela fórmulinha do produto escalar:
Esses vetores podem ser encontrados pelo mesmo método que a gente encontrou . Mas aqui é importante que seja a origem desses vetores porque vamos usar a fórmuinha acima, então vamos fazer:
O produto escalar entre esses dois caras fica:
Os módulos de são calculados como
Substituindo essas coisas para achar :
Passo 4
A lei dos cossenos para a nossa situação diz que
Onde , e são os comprimentos desses segmentos. A gente achou e ao calcular o módulo de e . (sabemos , do passo 2, mas a gente quer confirmar esse resultado, não vamos substituir ele aqui)
Por fim, utilizando a lei dos cossenos vamos ter