Determine a força que as garras J do cortador de metal exercem sobre o cabo liso C se forem aplicadas forças de 100 N aos punhos. As garras possuem pinos em E e A , e em D e B . Também há um pino em F .

Passo 1

E aí Pessoal, tudo bem? Vamos dar início a mais uma questão juntos!

Esta é uma questão que parece ser bem difícil devido a geometria do problema. Temos que determinar a força normal que o cortador faz em C .

Para isto, vamos ter que trabalhar com duas partes. Vamos ter de analisar o diagrama de corpo livre no braço que contém os pinos A e F e que aplica a força de 100   N . Aqui obteremos a reação em A , que é fundamental para resolver a questão.

Após determinarmos a reação em A , podemos determinar a força normal em C analisando o diagrama de corpo livre no membro C F A .

Sendo assim, vamos esboçar os diagramas de corpo livre. Relembrando, só devemos tomar muito cuidado ao colocarmos forças que aparecem em dois componentes! Pela lei de ação e reação, elas terão um sentido oposto!

Sendo assim, começando pelo membro em que atua a força de 100   N , temos:

Já para o membro C E A , temos:

Agora que já temos todas as informações necessárias, vamos as contas!

Passo 2

Temos que começar determinando as reações no pino em A . Se começarmos analisando o membro C F A , a única força horizontal é A x . Portanto, já podemos afirmar que:

A x = 0

Agora podemos voltar para o membro em que atua a força de 100   N para determinar A y . Fazendo o somatório de momentos em torno do ponto F , temos:

∑ M R F = 0

A y ⋅ sen ⁡ 15 ° ⋅ 20 + 100 ⋅ sen ⁡ 15 ° ⋅ 20 - 100 ⋅ cos ⁡ 15 ° ⋅ 400 = 0

A y = 7364   N

Passo 3

Agora que temos todas as reações no pino A , podemos determinar a força normal no ponto C .

Para isto, basta fazermos o somatório de momentos em torno do ponto E , temos:

∑ M R E = 0

- N C ⋅ 30 + A y ⋅ 80 = 0

N c = 19,6   k N

E assim finalizamos a questão!

Resposta

N c = 19,6   k N

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Determine a maior força P que pode ser aplicada à estrutura se a maior força resultante que atua em A puder ter uma intensidade de 2 kN.
Determine as forças resultantes nos pinos A, B e C na estrutura com três membros.
Determine as reações na luva em A e no pino em C. A luva envolve um tubo liso, e o tubo AB está rigidamente conectado a ela.
Determine as reações nos apoios A, E e B da viga composta.
Determine  as  reações nos  apoios A, C  e E da  viga composta.