Enunciado

Determine  o momento  de  binário  resultante  que age sobre o encanamento.

Passo 1

Oi oi, meu xuxuzinho!! Tudo bem com você?? Como está a família?? Tudo na paz?? Então vamos lá Vamos analisar o que a nossa questão nos pede e matar essa em 10 minutos?? Bora. Bom, nosso enunciado nos pede para analisarmos a figura e dizermos qual a força a partir do eixo. Parece muita coisa, mas é tranquilo. Partiu??

Passo 2

Ok, nosso primeiro passo vai ser lembrar que, numa determinação de momento, cortante e normal, o cortante é positivo pela direita se ele for para baixo, e que a força aplicada deve ser sempre perpendicular à distância para sabermos o momento.

Quando se analisa o momento, ele é positivo toda vez que estiver girando no sentido anti-horário. Como a gente sabe disso?? Basta usar a regra da mão direita.

M o = F c × l  

F c = F   â

Tá, mas agora a gente precisa descobrir nossas variáveis primeiro.

r 1 =   - 2 i + 2 j + 3,5 k

r 2 =   - k

r 3 = 1,5 i - 2 j

Eaii?? Chegou bem até aqui?? Então bora substituir os valores e continuar nossa conta.

M c 1 = M C 1   r 1 r 1

M C 1 =   - 200 i + 200 j + 350 k

M c 2 = M c 2 r 2 r 2

M c 2 =   - 250 k

M c 3 = M c 3 r 3 r 3

M c 3 = 180 i - 240 j

Passo 3

Pronto!! Agora vamos jogar tudo lá na nossa formulinha e achar nossos valores!!

M C R = ∑ M c i

M C R =   - 20 i - 40 j + 100 k

M C R = 109,54   N . m

Resposta

M C R =   - 20 i - 40 j + 100 k

M C R = 109,54   N . m

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

A correia passando pela polia está sujeita a duas forças F 1 e F 2 , cada uma tendo uma intensidade de 40N . F 1 atua na direção - k → . Substitua essas forças por uma força e um momento de binário eq
Determine o momento da força F = {50i - 40j + 20k} kN em relação ao eixo AB. Expresse o resultadocomo um vetor cartesiano.Fonte: Estática Mecânica para Engenharia – 14ª ed
Determine o momento da força F em relação ao ponto O. Expresse o resultado como um vetor cartesiano.Fonte: Estática Mecânica para Engenharia – 14ª ed
A laje da construção está sujeita a quatro cargas paralelas das colunas. Determine a força resultante equivalente e especifique sua posição (x, y) sobre a laje. Considere F1 = 8 kN e F2 = 9 kN.
Substitua o sistema de forças paralelas que age sobre a chapa por uma força resultante equivalente e especifique sua posição no plano x–z.