Determine o momento da força em relação ao ponto O .

Passo 1

Para determinar o momento da força, é necessário determinar a distância do ponto O até o ponto de atuação da força. Por conveniência, os eixos x e y serão considerados respectivamente ao longo da barra e perpendicularmente à ela como mostrado no diagrama de corpo livre a seguir:

Logo, para a componente horizontal F x da força, a distância até o braço do momento será de:

d x = 0,15   m

E para a componente vertical F y será de:

d y = 1,5   m

Passo 2

Portanto, assumindo que os momentos positivos atuem no sentido anti-horário e lembrando que o momento gerado por uma força a uma distância d do ponto de referência é dado por:

M = F ∙ d

Então, temos que o momento da força em relação ao ponto O é:

M O = F x ∙ d x + F y ∙ d y

Tal que:

M O = 3 ∙ cos ⁡ 20 ° + 30 °   k N ∙ 0,15   m + 3 ∙ s e n 20 ° + 30 °   k N ∙ 1,5   m

E, portanto, o momento terá o valor:

M O = 3,74   k N . m

Resposta

M O = 3,74   k N . m

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Se o homem em B exerce uma força P = 150N sobre sua corda, determine a intensidade da força F que o homem em C precisa exercer para impedir que o poste gire; ou seja, para que o momento resultante em
O cabo do martelo está sujeito à força F = 100N . Determine o momento dessa força em relação ao ponto A .
Para arrancar o prego em B , a força F exercida sobre o cabo do martelo precisa produzir um momento no sentido horário de 60N ∙ m em relação ao ponto A . Determine a intensidade necessária da força F
Dados os três vetores não nulos A , B e C , mostre que se A ∙ B × C = 0 , os três vetores necessitam estar no mesmo plano.
Se o momento produzido pela força de 4k N em relação ao ponto A é 10k N . m no sentido horário, determine o ângulo θ , onde 0 ° ≤ θ ≤ 90 ° .