Enunciado
Mecânica e Resistência dos Materiais - Mecânica para Engenharia Estática - 12ª Edição - Russel C. Hibbeler- Ed: 12º - Capítulo 4.Problemas - Ex. 90a
90. Dois binários agem sobre a estrutura. Se , determine o momento de binário resultante. Calcule o resultado decompondo cada força em componentes e e
(a)encontrando o momento de cada binário (Equação 4.13)
Passo 1
Fala!
Então o enunciado quer o momento binário resultante que age sobre a viga. Mas ele pede que a gente faça isso calculando o momento causado por cada par de força, para deixar isso claro, ele menciona a fórmula
Ela faz exatamente isso: calcula o momento de binário causado por cada parzinho de força. Sendo que é o vetor entre o par de forças (começa na linha de ação de uma força e vai até a linha de ação de outra).
E é o vetor de uma das forças que forma o binário. Aqui, a gente sempre vai escolher a força do par de forças que fica posicionada mais à esquerda ou/e mais acima. Porque isso vai facilitar achar esse vetor .
O momento binário resultante é a soma dos momentos binários das forças. Então a gente vai calcular os binários causados por cada par de forças, somar e ver que valor achamos.
Bora!
Passo 2
Vamos começar calculando o momento binário do par de forças Precisamos da sua forma vetorial, e assim, das suas componentes em e .
Para decompor em , vamos usar o triângulo retângulo dado em sua orientação. Como o lado que vale é paralelo ao eixo , para achar a componente da força nesse eixo, multiplicamos o módulo da força por , assim:
Ela fica negativa, porque estamos olhando para a força de que está mais a direita. Ela está apontando para o sentido negativo de .
Já a sua coordenada em fica
Isso porque o lado do triangulo é paralelo ao eixo e essa componente aponta para o sentido positivo do eixo.
Nosso vetor fica:
Passo 3
O vetor entre essas forças pode ser achado da seguinte maneira: nós achamos a distância entre as linhas de ação das nossas forças. Pela figura, essa distância vale . Aí a gente coloca a componente que representa o eixo paralelo a essa distância.
Como nossa distância entre a linha de ação das forças está paralelo a , usamos o vetor unitário . Aí nosso vetor fica:
Só podemos fazer isso porque escolhemos a força mais a esquerda.
E o momento binário é:
Passo 4
Agora vamos calcular o momento em relação ao par de . Vamos achar o vetor da força que está mais acima. As componentes dela são:
A componente é negativa porque a força aponta para o sentido negativo de .
O vetor da força é
E o vetor vai ser achado usando o mesmo bizu do passo anterior. A distância entre a linha de ação das forças é . Já que essa distância é paralela a , nosso vetor fica
Só podemos fazer isso porque escolhemos a força mais acima.
Assim, o momento desse par é
Passo 5
Vamos calcular o momento binário resultante:
Calculando:
Assim
Resposta
O momento de binário é: