Como explicar a relação entre as unidades de força no sistema Internacional e no Sistema Técnico? Idem quanto às unidades de massa nesses sistemas

Passo 1

Quando utilizamos a representatividade das grandezas medidas pelo sistema internacional - SI, temos que a massa é uma grandeza de base desse sistema com unidade de massa k g . Sendo assim, tomando como base a segunda lei de Newton, onde a força é dada pelo produto da massa vezes a aceleração de um corpo, percebemos que a força, no SI, é uma grandeza derivada, a partir de sua massa (grandeza fundamental) e dada em unidades k g   m / s 2 .

No sistema técnico de unidades, a força é uma grandeza fundamental cuja unidade de base é dada por kgf (quilograma-força). Logo, a massa é uma grandeza derivada, sendo obtida através da força necessária para que um quilograma de massa seja atraído pela Terra, em condições normais de gravidade (seguindo as especificações do sistema MKS). Nesse caso, a massa é dada pela Lei de Newton m = F / a e expressa na unidade utm que corresponde, aproximadamente, a 9,8 1 kg.

Resposta

Discutido acima.

Exercícios de Livros Relacionados

Por que os objetos ficam ligeiramente mais pesados no Pólo Norte do que no Equador, como também mais pesados durante a noite do que durante o dia?
Por que adotar o conceito de algarismos significativos ao resolver problemas de engenharia? Como efetuar arredondamentos de resultados numéricos desses problemas?
Como são definidos o ângulo plano e o ângulo sólido? Quais são as respectivas unidades e símbolos no SI?
O que é um referencial inercial? Por que um referencial fixado à Terra não é inercial? E por que se adota esse referencial nos usuais problemas de engenharia
Quais são as dimensões (de base) das grandezas físicas momento de uma força, velocidade, aceleração e frequência