Por que os objetos ficam ligeiramente mais pesados no Pólo Norte do que no Equador, como também mais pesados durante a noite do que durante o dia?
Passo 1
Antes de resolver o exercício, vamos entender o que é esse tal de “peso” que sempre falamos e pesamos na farmácia ne rs’.
Na física peso é comumente chamado de Força Peso e ele é definida como a atração gravitacional entre dois corpos que possuem uma massa m. Matematicamente falando, peso é definida como
Onde é a força peso e é a aceleração da gravidade.
Passo 2
Shooow de bola, xuxu beleza!
Agora que já definimos a força, podemos notar que ela depende da aceleração da gravidade que é o que aparece na equação anterior. Mas é aí que está a sacada meus queridos!!
A aceleração da gravidade não é homogênea em todo o globo terrestre, ou melhor dizendo, não é igual em todo o globo. Em algumas partes a aceleração varia um pouco, algumas casinhas decimais apenas, mas isso já da uma diferença na força peso calculada.
Passo 3
Agora vamos pensar no caso do enunciado, ele quer saber o porquê é mais pesado nos polos do que na linha do Equador. É aí que entra a aceleração da gravidade, ela é diferente nessas regiões.
Nos polos a aceleração da gravidade é ligeiramente maior do que na linha do Equador. Fazendo uma breve pesquisa marota, encontramos que o valor de é nos Polos e no Equador é cerca de é igual a . Isso acontece devido ao achatamento do globo que acontece nos polos, devido a sua velocidade de rotação.
Passo 4
Agira, porque os corpos são mais pesados a noite do que de dia? Será porque fizeram um assalto na geladeira de madrugada? (hehe, brincadeirinha).
Dessa vez não acontece devido a aceleração da gravidade na Terra, mas sim, acontece por causa do nosso grande e velho amigo Sol.
Devido a Terra ser um globo, hora uma face está voltada para o Sol e outra para a Lua, como a Força Gravitacional do Sol é maior que a da Lua, essa força “puxa” (mesmo que ligeiramente) os corpos com maior força em direção a ele do que a Lua puxa em direção a ela.
Com isso, faz com que os corpos de dia, tenham um peso ligeiramente menor do que a noite.
Resposta
Porque a aceleração gravitacional é diferente nessas regiões e por causa da interação do Sol e Lua com o nosso planeta.